Pois então, porque Dia das Bruxas todo mundo lembra… E hoje? Sabiam que comemoramos o Dia do Saci? Até existe um projeto de Lei Federal 2.479/03, justamente, para incentivar a valorização da cultura brasileira, tanto que em diversos lugares ocorre a manifestação em prol desse dia. E aqui no Chocottone, vamos aproveitar para um singela homenagem comentando sobre esse curta animado inspirado nesse serelepe personagem.



Juro Que Vi é um projeto que realizado pelo governo do Rio de Janeiro, o qual crianças da rede municipal de ensino montam um roteiro sobre algum personagem folclórico brasileiro baseado no repertório particular de cada um. A partir desse material, o estúdio MultiRio desenvolveu uma série de curtas animados, dentre eles “Matinta Perera” e “O Boto”, por exemplo. Durante as primeiras edições da palestra de “Animações Brasileiras”, comentei sobre “O Curupira” que foi o primeiro lançado, e que conheci, também.

O curta “O Saci” é o mais recente do projeto, lançado em 2009. O desenho animado já enche os olhos ao iniciar com os cenários estupidamente bem feitos, coloridos, uso equilibrado de texturas, e iluminação dando o clima necessário para as cenas. Dessa maneira, contrastando com os personagens que possuem um traço mais cartoon e dinâmico. Além disso, interessante observar que a história não possui diálogos – como as anteriores – e ainda assim é muito bem contata.

Com uma animação 2D bastante rica, a maneira que é recontada as estripulias desse garotinho arteiro gera uma grande expectativa de que modo acontecerá o desfecho, risadas, e sendo bonita e tocante me surpreendendo e mostrando que no final o homem que é seu principal inimigo. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010, “Saci” conta com a narração de Paulo Betti e direção de Humberto Avelar – também diretor na série animada do “Sítio do Pica Pau Amarelo”. No caso do meu TCC, o Saci já toma outra postura, a qual pretendemos em breve trazer mais novidades sobre o projeto que hoje completa 1 ano desde sua apresentação. *-*

Todavia, sou meio cético nesse lance de uma lei “impor” uma obrigação cultural, mas parece que por aqui tem que ser assim. Bom, felizmente o projeto “Juro Que Vi” é um lindo reflexo da magnitude que podemos alcançar em qualidade de animação em nosso país. Algo bem bacana que poderia ter uma melhor divulgação por aqui, mas estamos caminhando para isso.

Bom resto de semana, pessoas!
Ateh _o/

Você também pode gostar desses

4 Comments on 31 de Outubro – Dia do Saci

  1. Só me pergunto se a inclusão do dia do “Saci” no dia 31 de outubro veio antes do “Dia das Bruxas” americano, se veio antes fica claro que foi apenas um “ataque de oportunidade” hahaha

    De qualquer forma eu sou a favor da valorização da nossa cultura, ela só precisa se atualizar com desenhos como este que vc descreveu, porque aquela coisa arcaica que temos é tão chato que na minha época de criança eu já não tinha muita paciência, imagine pras crianças de hoje em dia.

  2. Sobre o modo que é abordado o tema, sobre mudar para ser mais atraente, foi um dos comentários pertinentes que recebemos, referente ao meu TCC – http://folcloreaserie.com.br/ – o qual foi bastante positivo, pelo qual as crianças ficaram curiosas em conheceren mais sobre cada personagem.

    De resto, vale a pena conferir também as outras animação linkadas ali em cima, como mencionei. 🙂

1Pingbacks & Trackbacks on 31 de Outubro – Dia do Saci

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *