low_no_poo_2

Hoje eu vim fazer um post sobre essas técnicas de cuidar do cabelo que parecem um bicho de sete cabeças, mas na verdade são mais fáceis do que parecem. No começo eu estava ficando meio maluca de tanta informação, então pra organizar e ajudar quem esta perdido como eu, resolvi fazer um post explicando um pouco disso.

O Que é Low poo e No Poo?

São técnicas que a cabeleireira Lorraine Massey fala no livro Curly Girl. Essas técnicas sugerem a utilização de pouco (low) ou nenhum (no) shampoo para lavar o cabelo.

Mas que nojo! Meu cabelo vai ficar sujo?

Não gente, calma! Essa técnica prega que se você usa pouco shampoo, ou shampoos mais leves, sua fibra capilar não vai ser agredida, assim você lava o cabelo mas mantém a proteção natural do couro cabeludo.

low_no_poo_1

Pra quem é indicado?

A maioria dos grupos que entrei são de pessoas com cabelo ondulado e cacheado pois são as pessoas que mais se beneficiam com esta técnica, porém existem grupos voltados para lisos e ondulados também. AH! Tem muito colorido adepto da técnica, então é praticamente pra todo mundo que se interessar e quiser tentar esta técnica pra deixar o cabelo mais bonito.

O que tem que fazer?

Quem resolve fazer low poo escolhe abolir produtos de cabelo que contenham petrolatos (parafina líquida, óleo mineral, vaselina), que fazem o cabelo ficar mais pesado e apenas parecer mais bonito quando na verdade ele pode estar só brilhante, sulfatos (Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate), que dão aparência de cabelo ressecado, e outras substâncias que são ultra-limpantes e que removem coisas boas que estão no nosso cabelo e no nosso couro cabeludo.

Quem escolhe fazer o no poo escolhe não usar nenhum shampoo, mesmo os mais leves, e ainda usa produtos que não contenham na formulação silicones insolúveis em água. Esses silicones só são removidos com shampoo. Aqui entra o famoso termo co-wash que é uma lavagem do cabelo feita com esses condicionadores sem silicones. Pra sentir mais limpo o cabelo, algumas pessoas misturam os famosos anfóteros no condicionador para fazer co-wash.

low_no_poo_3

Mas como faz então?

Aqui entra a parte chatinha de se fazer low/no poo: ler rótulos. Sim amiguinhos, pra saber se tem alguma coisa que você não pode no meio dos produtos, você tem que ser paciente e ler item por item checando se tem algo que não se pode usar. Mas se você faz isso com os alimentos (ou pelo menos deveria), porque não com os produtos de beleza também? Mas nos grupos existem várias listas e gente disposta a te ajudar e isso facilita DEMAIS a vida de quem qquer seguir a vida de “lownopoozeiro“.

O que eu achei?

Eu comecei a pouco tempo a fazer low poo, porque não consigo deixar de usar shampoo na vida, e os resultados já estão aqui. Cabelo mais leve, menos oleoso no couro cabeludo e com cheirinho de criança porque estou usando Johnson Baby Shampoo Cheirinho Prolongado. Vale lembrar aqui que cada cabelo é um cabelo e você tem que ir testando os produtos que melhor se adequam a sua jubinha, não importa se você faz low/no poo ou não, sempre é assim. E os produtos não precisam ser caros viu? Meu shampoo custou R$10 e o condicionador, o queridinho Yamasterol, custa R$5.

Como muitas tabelas que eu encontrei eram cheias de informação e bem confusas, criei esta aqui que vocês podem baixar e tem os produtos proibidos para as técnicas citadas. Assim fica mais fácil achar o que não pode na prateleira do supermercado.

Espero que tenham gostado! No próximo post vou falar de cronograma capilar e as maravilhas que ele pode fazer pelo seu cabelo.

Pra quem quiser mais informações: Post no Acorda Bonita | Grupo Low/No Poo Iniciantes | Grupo Low/No Poo Lisas e Onduladas. Fontes do post: 1 e 2.

Você também pode gostar desses

30 Comments on Cabelo: Low Poo e No poo

  1. Estou fazendo low poo há 1 ou 2 meses e os resultados tem sido bem bons. Estou fazendo low poo aliado ao cronograma capilar. Tenho usado um shampoo da Phytoervas de camomila, Yamasterol, um máscara de hidratação da H&S, bepantol, queratina e óleo de côco.
    Beijo, Chell!

    • @Lívia,

      O próximo post de cabelos é sobre cronograma =D o meu cabelo tem ficado MARAVILHOSO com ele =D e tudo tão baratinhooo =D

      só não achei o óleo de coco ainda =/

    • @Juliana Rabelo,

      Eu te entendo porque é muita info e em tooooodos os lugares que eu procurava era um texto cheio de vais e vens, complicados de se entender e na maioria, cópias de um mesmo lugar =/ cansei e fiquei semaaaanaaassss lendo coisas pra conseguir resumir e ser mais direta rsss

    • @Rebeca Stiago,

      Ai que tá, o excesso de cremes pode maquiar o real estado do seu cabelo, por isso o low poo é tão bacana e funciona pra deixar ele mais saudável =D

  2. Comecei a seguir a técnica Low Poo há uns 6 meses e foi ela que me ajudou a tomar a decisão de parar de alisar o cabelo e voltar pro natural. Essa mudança me ajudou muito na autoestima, na praticidade do dia-a-dia e na saúde do meu cabelo. Adorando!

    • @Ana Paula Camina,

      ÊÊÊÊÊÊ!!! Adoro quando alguém se liberta das químicas =D significa que se aceitou e isso é lindo! =D teu cabelo tá bunito aqui pela foto =D

  3. Meu cabelo é oleoso e eu soooooofro com a oleosidade! Lavo três vezes com o xampu antes de passad o condicionador, todos os dias! Vou testar a técnica e depois conto minha experiência hahaha

  4. Eu faço o low poo meio que indiretamente: estou usando só produtos de uma linha específica para low poo, mas entrei nessa sem exatamente ter decidido que iria experimentar a técnica. Fora que o certo deveria ser lavar o cabelo dia sim, dia não, mas eu suo demais no couro cabeludo, tenho que lavar todo dia senão não aguento. 🙁
    Mas acho que valeu a pena, tenho sentido mudanças no meu cabelo (que é seco e enrolado). Para quem já fez progressiva na vida, meu cabelo parece muito mais saudável agora. Só o frizz que incomoda mesmo.

  5. Menina, acredita que me bate uma preguicinha de low e No? acho que é mais por que eu tenho preguicinha de ler rótulos (não deveria), apesar de ter certeza que o low daria super bem no meu cabelo :/. Adorei a lista super ajudou a entender.

    Beijinhos Jhessy (A Descabelada).

  6. oi Chell!!
    Então eu recebi um kit da Embelleze com essa técnica. Apesar de ser pra cabelos cacheados eu resolvi usar porque, né vale a pena tentar, hehe. Mas como meus cabelos são oleosos eu não gostei do resultado. Preciso de shampoo que limpe lá no fundo, sabe???
    Talvez eu tenha usado errado mas pelo o que li fiz certinho mesmo! rs
    Mas eu gostei bastante desse post!!!!
    \o/

    Beijo-beijo!

    • @Jeh Asato,

      Meu cabelo é SUPER oleoso, e por isso mesmo escolhi o low, pq tem shampoozin pra usar =D achei que já melhorou DEMAISSSSSS a oleosidade =D

  7. Caraca, ficou demais e muito útil essa tabela.
    Eu tô fazendo um low poo meio cagado agora, fiquei seguindo um tempo certinho, não vi resultados legais em tudo e meio que fico oscilando… só o creme de pentear que faço mais questão de ser o mais livre de trecos possível.

    mas vou salvar o post pra quando em perguntarem sobre.

    bêjo,
    Re

  8. Eu já li sobre o assunto e fiquei super curiosa, eu tenho o cabelo naturalmente ondulado, mas tenho percebido que ele está cada dia pior. Esses shampoos e condicionadores de farmácia mais estragam do que ajudam, realmente qualquer coisa é melhor que eles. Eu vou tentar fazer um teste!

  9. Eu já tinha lido sobre isso em algum lugar mas achei muito confuso, que nem o cronograma capailar rs Mas com a tabelinha ajuda muito 😀 Vou ver se começo a olhar os rótulos dos meus shampoos. Eu sempre olho, mas não entendo tudo que tem, eu só vejo sem tem sódio hahahahah
    Beijos! =**

  10. Estamos no mesmo grupo do facebook sobre o assunto e estou doida pra começar, só não comecei ainda porque vou pra praia e vou esperar chegar de viagem pra ver o estrago que o mar vai fazer no meu cabelo. E pra pior, estou em transição: desde maior sem progressiva e sofrendo com os dias bons e ruins do cabelo.

    Adorei o post sobre o assunto!
    Um beijo

  11. Eu acho interessante essa historia de lowpoo mas confesso que tenho preguiça de pesquisar mais e depois ficar lendo os rótulos… mas acho que vc me deu uma idéia, de entrar num grupo desses e ver quais os produtos o pessoal tá usando!

1Pingbacks & Trackbacks on Cabelo: Low Poo e No poo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *