Nossa, faz tempo que não coloco um caderninho de quinta, né? Mas é que com tanto trabalho esteve difícil colocar tudo por aqui. Neste meio tempo eu coloquei desenhos no meio do Project 365, que estou postando desde o dia 1 de janeiro deste ano aqui no blog, mas há um mês mais ou menos eu comecei um curso de desenho pra aprimorar mais meu traço e quem sabe, me tornar uma profissional decente no ramo de ilustrações. Por causa disso resolvi fazer um post sobre os desenhos. Muita gente já me perguntou como comecei, o que fiz, se fiz, onde, porque e quando, então vou responder algumas dúvidas.


Desde quando você desenha?
Desenhar é algo que toda criança faz, a diferença é que alguns continuam e outros não. Desenho desde que pintei um arco-íris na parede de casa com giz de cera e quase matei minha mãe do coração, desde então, sempre gostei.

Nossa, você desenha bem! Qual seu segredo?
Eu sei que vou parecer uma tosca, mas acho que desenho mal. Sigo pessoas que destroem vidas com um lápis, então bem é uma palavra que não cabe a mim, pelo menos pra mim.Mas vamos lá, pra desenhar você só tem uma coisa que pode fazer: DESENHAR. Sim, aquele velho ditado de “a prática leva à perfeição” é verdade absoluta no mundo de quem quer fazer desenhos e ilustrações. Escolha o material que você se identifica mais e mande ver nas folhas em branco!

Algumas coisas que fiz pra me incentivar à desenhar sempre é participar de fóruns do assunto, como o Central de Quadrinhos, do qual eu sumi e estou tentando voltar. Entrei no CQ eu tinha 17 anos, faz tempo demais e olhando os trabalhos que postei há 7 anos lá, acho que minha evolução é assustadora! O Caderninho de Quinta no blog veio pra me obrigar a desenhar sempre, agora eu tenho também aulas de desenho que comecei pra tentar me forçar a desenhar cada vez mais.

Que material você usa?
Lápis! Tenho todo o tipo, B, HB, 4B, 6B. Pra quem não sabe, quanto mais H, mais duro o lápis, quanto mais B, mais macio e mais escura vai ser a cor do grafite.
Sou viciada em limpa-tipo também. É uma borracha mais mole e que tira resíduos de grafite da folha. Acho gostoso ficar apertando ele enquanto desenho. Gosto muito de canetas nankin também, ganhei um jogo da minha prima quando estava na faculdade e uso até hoje.

Bem, essas foram algumas perguntas que já me fizeram por aqui algumas várias vezes. Tem mais? Pergunta ai!

Você também pode gostar desses

2 Comments on Caderninho de Quinta #119 – O Ato de Desenhar

  1. Ai ai… também preciso voltar a desenhar T_T
    O tempo vai passando e você vê como poderia ter evoluído mais conforme o tempo haha
    Mas o “truque” é esse mesmo… treinar, treinar, treinar 🙂
    E a gente nunca considera que desenhamos bem… é um tipo de perfeccionismo que faz a gente sempre progredir hahhaha 😀
    Mas seus desenhos são muuuito xiiiques 😀

    Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *