Ser mais produtivo é uma preocupação de muitas pessoas, não é a toa que posts, livros e tudo mais que puder ajudar a focar em seus afazeres vendem e dão ótimos cliques Google afora. Acontece que cada pessoa é uma e cada técnica funciona de um jeito, muitas vezes o que eu faço pode não ser bom pra você e vice-versa. Por isso reuni algumas coisas que testei e achei interessante para trazer neste post e, quem sabe, ajudar alguém.

dicas_produtividade_1

Há muito tempo que tento melhorar minha capacidade de ser mais organizada com meus horários e coisas para fazer, mas nunca tinha encontrado a coisa certa para usar. Tentava aplicativos, post-its, papel na parede, agendas, nada parecia funcionar com clareza e com a eficiência que eu buscava. Achava que ser analógica era meu jeito e usava papéis para tudo na vida, mas sempre esquecendo de revê-los e nisso perdia muita coisa, até que descobri alguns aplicativos que começaram a me ajudar muito!

APP: Wunderlist

Este aplicativo foi um dos primeiros que eu consegui fazer servir para me ajudar. Nada mais é que uma lista de tarefas para fazer que você vai adicionando coisas e quando conclui aperta o quadradinho e ela some. Dá pra separar as coisas por áreas, como saúde, casa, trabalho, e ele junta tudo e mostra pra você o que está programado para o dia. Tem opção para repetir todos os dias ou toda semana, o que é bem bacana, e ele ainda pode te mandar e-mails com lembretes. Você pode utilizá-lo no celular como um widget que mostra de cara seus afazeres, sem precisar clicar nem nada.

Por que funcionou comigo? Porque eu marco coisas de longo prazo, como consultas médicas, pagamentos, exames e coisas do tipo. Também tem o programa para computador, sempre sincronizado com o do celular e que faz com que eu veja tudo enquanto trabalho também, isso facilita demais.

wunderlist_1

Preço: Grátis (porém você pode assinar a versão Pro)
Download: Google Play Store | Apple Store | Windows Phone

APP: Google Keep

A minha mais adorada descoberta na Campus Party. Nada como uma boa espiadela por cima do ombro do cara do lado e descobrir algo do Google que eu nem sabia que existia. Esta gracinha faz basicamente a mesma coisa que o Evernote, com a diferença que pra mim ele funcionou. Pode ser o design da coisa ou a maneira simples que ele funciona, mas eu devo dizer que virou meu queridinho. Você pode fazer vários quadrinhos com notas e listas e anotar coisas que ache importante. Assim como o Wunderlist, o Google Keep também tem aplicativo para Google Chrome e pode ser utilizado sincronizado ao seu computador e também tem visão de widget no celular, facilitando a visualização.

Por que funcionou comigo? Porque nele eu comecei realmente a anotar as coisas que eu preciso fazer, livros para ler, filmes para assistir, ideias para posts do blog, para a Alpaka e planos futuros. Também comecei a fazer um dia antes uma lista do que tenho que fazer no dia seguinte, o que tem me deixado bem mais tranquila (OI ANSIEDADE!) e centrada.

google_keep

Preço: Grátis
Download: Google Play Store | Apple Store

Dica Extra: Método Pomodoro

Esta é uma técnica super famosa e conhecida no meio de quem é viciado por produtividade. Foi criada no fim doas anos 80 por um italiano para que distrações fossem evitadas. Ela consiste em nada mais que focar em uma tarefa por 25 minutos e parar por 5. A cada quatro ciclos você para por 15 minutos.

Porque me ajuda? Porque consigo focar mais nas minhas tarefas da lista que elaboro.
Como usar? Você pode marcar num relógio normal, ou neste site, o Tomato Timer, que faz todo o trabalho pra você.

pomodoro

Quer saber mais sobre a Técnica Pomodoro? Clique aqui.

E vocês? Usam alguma coisa do tipo? Como fazem? Qualquer dúvida sobre os aplicativos acima, é só perguntar nos comentários que terei o prazer de responder.

Você também pode gostar desses

16 Comments on Dicas para Melhorar sua Produtividade

  1. Gostei muito do primeiro aplicativo, inclusive estou baixando para experimentar! Confesso que nunca tentei antes o método de fazer listas por pura preguiça mesmo rs. Entre programas de organização eu uso o Evernote e adoro, mas uso para organizar minha vida digital digamos <3

    • @Ju Galaschi,

      O meu tava assim também, mas ganhei um novo de natal =D é vida rss tive que concordar com meu irmão que celular é ferramenta de trabalho rsss

  2. Olha, eu nunca me dei bem com aplicativos de produtividade… sou uma pessoa muito analógica mesmo, por isso o bullet journal funciona bem melhor pra mim! Mas olha, o método pomoro é incrível! Eu sou muito fã e uso direto, principalmente quando tenho muita coisa pra fazer e não sei bem por onde começar, ou quando eu tô muito dispersa. É mara!

  3. Eu tô é perdidona.
    Tenho moleskine, caderninho e o escambal e nada funciona comigo
    Google Keep achei interessante, gosto de planejar o que vou fazer no outro dia, inclusive até a roupa que vou vestir.
    Vou baxalo pra já

    xero

  4. Quando estou muito atarefada, eu uso a técnica do pomodoro. Ajuda E MUITO. Ainda mais por causa da minha ansiedade, em falta de concentração e tal…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *