Porque todo fã de Harry Potter deveria conhecer Edimburgo.

Placa Victoria Street - Edimburgo e Harry Potter

Todo bom potterhead (que é como os fãs de Harry Potter se denominam) sabe que a autora do nosso amado livro, Joanne Kathleen Rowling, mora em Edimburgo. Ela vive lá desde 1993 e se inspirou em várias características da cidade para criar o mundo do bruxinho Harry, então é claro que eu quis andar o máximo pelas ruas e lugares da cidade para descobrir cada detalhe que faz de Edimburgo e Harry Potter algo único.

Alguns lugares são tão “a cara dos livros” que dá vontade de morar pra sempre por lá, e é sobre eles que eu vou falar hoje.

Leia mais sobre Edimburgo, a capital da Escócia.

George Heriot School - Edimburgo
George Heriot School ao fundo.

Hogwarts

A Escola Interna George Heriot serviu de ideia para Jo – desculpa, sou íntima – escrever sobre Hogwarts. Não é uma atração turística da cidade, apesar da construção ser bem bonita, mas foi a escola que inspirou J.K. a escolher um sistema de ensino no modelo de internato e dividir as pessoas em casas com cores distintas. Poisé, existe algo assim na terra dos trouxas.

Castelo de Edimburgo - Vista do Arthur's Seat
Castelo de Edimburgo – Vista do Arthur’s Seat

Muitos lugares dizem que Hogwarts também foi feita nos filmes com inspiração do Castelo de Edimburgo e dá pra você entender muito! Apesar de o Castelo de Edimburgo não ter torres altas e pontiagudas como o do filme, acredito que a parte de ser todo construído em cima de um rochedo ter tudo a ver com isso.
Onde fica? 23 Lauriston Pl, Edinburgh

O túmulo de Tom Riddle

Um lugar que eu não fui – sou medrosa – foi o Cemitério Greyfriars. Lá você encontra o túmulo do verdadeiro Tom Riddle e outros nomes famosos que Jo tirou de lá, como McGonagall, por exemplo. Muitos passeios, como o Potter Trail levam o pessoal pra conhecer as lápides com nomes conhecidos dos livros.
Onde Fica?26A Candlemaker Row

Tom Riddel - Tumba
Túmulo de Tom no Greyfriars.

Beco Diagonal

Se você quer se sentir em lojinhas fofas e diferentes, é só andar pela Victoria Street. Lojas pequenininhas, algumas com dois andares, e bem diferentes, que dizem ter sido a inspiração de JK para criar o Beco Diagonal. Até existe na rua uma loja cheia de coisas diferentes voltadas para o público fã de Harry Potter, onde você pode comprar varinhas, ou até mesmo tirar uma foto como um estudante de Hogwarts.
Onde fica? Victoria Street

Victoria Street - Edimburgo
Victoria Street

Loja de Harry Potter na Victoria Street
Loja de Harry Potter na Victoria Street.

Foto na loja de Edimburgo com roupas de Harry Potter
Dentro da loja dá pra se fantasiar.

Passagens secretas

Logo que chegamos em Edimburgo e fui apresentada às passagens estreitas e diferentes que são chamadas de closes eu me apaixonei. Você está andando em uma rua larga e entra em uma passagem pequena e apertada que te leva por escadas até a rua de baixo. Foi algo que me levou muito para o mundo de Harry Potter. Alguns closes são mais famosos como o Advocates Close e o Anchor Close.

Além disso existem vários túneis e passagens secretas por Edimburgo, muitas apresentam atrações como tours fantasmas, como é o caso do The Real Mary King’s Close. Será que saíram daí as inspirações para Câmara Secreta e os corredores secretos de Hogwarts? Já pensou passar de noite por alí?
Onde ficam? Você encontra closes por toda Old Town.

Close em Edimburgo
Close que passa por baixo de alguns apartamentos.

Close em Edimburgo
Close com lojas.

The Elephant House

Já falei deste restaurante por aqui, mas como o post é especial pottermaníaco, ele voltou! O restaurante onde Jo escrevia capítulos de Harry Potter é parada obrigatória pra comer um prato típico escocês, mas ao contrário do que se diz, não foi exatamente aqui que HP surgiu, e sim no Spoon (6A Nicolson St).
Onde fica? 21 George IV Bridge

O quarto de JK

Um dos pontos mais marcantes de quando se anda pelas ruas de em Edimburgo é o Balmoral Hotel, que tem uma torre bem alta com seu relógio todo imponente bem na Princes Street. Lá foi onde J.K. Rowling escolheu para terminar de escrever os últimos capítulos de “Relíquias da Morte”, e você pode ficar no mesmo quarto que ela por £900 por noite.
Onde fica? 1 Princes St

Hotel Balmore de noite
Balmore Hotel e Castelo de Edimburgo vistos do Calton Hill.

Hotel Balmore de dia
Hotel Balmore visto do Scott Monument.

Surpresas

Além de todos os locais citados, ainda adiciono aqui as surpresas que Edimburgo pode trazer pra você, como ver corujas maravilhosas e lindas por um passeio ou topar com pessoas vestidas de personagens de filmes medievais. Edimburgo com certeza tem peculiaridades que contarei em breve por aqui, mas pra mim é uma cidade mágica.

Você também pode gostar desses

14 Comments on Edimburgo e Harry Potter

  1. Gente, Edimburgo seria Hogwarts? Tem corujinha, beco diagonal e castelo <3 Nossa, não sabia que JK Rowling tinha tirado os nomes dos túmulos, nem que a inspiração pro Beco Diagonal vinha de um lugar real 🙂 Muito bacana ver de onde vêm as ideias. Tôa paixonada pela Victoria Street e pelo Hotel Balmore. :') Já quero uma varinha e um cachecol da Grifinória. HAHAHA.
    Beijo <3

  2. Edimburgo é mesmo maravilhosa, até pra quem não é fã de HP (eu sou!). Pena que você não entrou no cemitério, ele é lindo e não dá medo nenhum, rs. Amei você fantasiada na loja! 🙂

  3. Oie Chell!
    Nossa, que legal… Adorei conhecer um pouco mais Edimburgo. Esta não é uma cidade que está na minha lista de lugares para conhecer (inclusive eu nem sabia que a JK morava aí), mas fiquei interessa em conhecer depois do seu post… Aliás, preciso reler todos os livros do HP, porque só li quando foram lançados e estou com saudade do meu bruxinho favorito! <3
    Beijos

  4. AAAAH DEUS! Que coisa linda, Chell. Eu nunca tinha pensado em visitar especificamente Edimburgo, mas sim a Escócia de forma geral (culpa de Outlander, confesso), mas agora você me fez ficar encantada com a cidade por causa de HP! Obrigada por isso ♥

    • Ahh! sim!! Quem gosta de Outlander adora a Escócia também hahhaahaha, mas ainda não assisti, quem sabe vejo pra matar a saudade rssss
      Se tiver chance, visite!

      Beijinhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *