enkb_1

Eu conheci a ENKB por um amigo da faculdade e ex-colega de trabalho (oi Dé) que levou algumas peças para a galera da agência dar uma olhada. De cara achei as roupas super diferentes e algumas até bem ousadas para o público masculino, o que me chamou super a atenção.

A criadora da marca é a Mell Barbosa, por acaso namorada do meu amigo, por isso consegui algumas palavrinhas dela pra poder compartilhar um pouco mais da marca com vocês, principalmente sobre o desafio de criar algo seu.

Como surgiu a ENKB?

“Sempre pensei em ter uma marca de moda masculina, tenho irmãos e primos, e sempre fui cercada por este mundo, mas também via que não tinha muita variedade no mercado pra eles como temos na moda feminina. Percebi a necessidade de uma moda masculina bacana e descolada, diferente do que encontrávamos e em 2010 lançamos a primeira coleção da ENKB. É uma moda masculina desenvolvida por um olhar feminino, como uma mulher gostaria que um cara se vestisse, com um olhar mais ousado também.”

enkb_2

Quais os maiores desafios de se ter um negócio deste?

“Mão de obra qualificada para produção menor, desenvolvimento e produção, pois a marca presa por qualidade e buscamos uma igual a de marcas grandes e este é um desfio que a gente se propõe a competir com eles. Falta de incentivo do governo com impostos absurdos, o governo não ajuda nem grandes marcas, então as pequenas menos ainda. A moda masculina é menos consumida, mas estudos mostram que ela cresce mais que a feminina, o que pra mim é bom, pois homens tendem a ser mais fiéis as marcas. Funcionários que acreditam no seu propósito. Pontos de vendas, lojistas que acreditam na marca. Tudo é um desafio.”

Qual a vantagem de ter o próprio negócio?

“Ter produtos originais e exclusivos. Geralmente em grandes marcas o pessoal é quase obrigado a copiar. Posso fazer um produto do jeito que eu gosto e do jeito que acredito. Eu faço muitos eventos culturais então tenho contato direto com meu consumidor, posso fazer um produto bem direcionado e bem assertivo e tenho feedback direto do meu cliente. O mais importante é ter essa liberdade de desenvolvimento de criação, fazer uma coisa que você acredita que te estimula a todo dia quando você acorda de manhã ir poder trabalhar. Como diz aquela frase: ‘Quando você gosta do que faz, você nunca terá que trabalhar na sua vida.'”

enkb_3

Empreender não é fácil, mas tem muita mulher mandando bem por ai, né não? Se você quer presentear ou comprar algo da ENKB é só visitar a loja on-line. Se por acaso você morar em São Paulo, visite também a loja física que fica na Avenida José Maria Fernandes, nº 886 no Parque Novo Mundo.

Siga a ENKB: Facebook | Instagram

Você também pode gostar desses

8 Comments on ENKB – Pequeno Negócio

  1. Lindas, lindas as roupas! Vejo meu primo usando essa camisa de coqueirinhos. Parabéns para a Mell! Comecei a elaborar meu plano de negócios agora e posso imaginar a dureza do caminho.

  2. Amo os pequeno negócio que vc indica por aqui Chell! Ainda mais por ver a mulherada empreendendo cada vez mais <3
    As peças da loja da Mell são super bacana pena que não fazem o estilo do noivo :/
    Beijão

    • Same problem here. Hahahaha
      Noivo é muito engenheiro e só usa jeans e polo, ou bermuda preta e camiseta de rock… osso colocar estilo aqui hahahaha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *