Já falei aqui no blog que comprei uma câmera câmera linda pra mim, mas muita gente começa a perguntar sobre como escolher uma, então vamos responder às dúvidas!

Primeiro responda as perguntas:
Você quer uma das grandes? Acha chato carregar um trambolho?
Quanto você quer gastar?
Quer usar pra trabalho?
É pra começar um hobbie? Quer começar trocando as “lentes” ou uma com zoom potente já serve?

Câmeras

No meu caso eu queria a câmera pra 2 coisas: trabalho e hobbie. Então precisaria de uma câmera com muitos megapixels (para trabalhos gráficos, como outdoors que preciso de fotos GRANDES) e um zoom mais potente pra tirar fotos bem legais, além de um preçinho camarada, pois ainda não tenho condição de uma dessas que se troca lentes. Se você quer uma dessas prepare o bolso! São mais caras, além das objetivas(as lentes), os filtros, tudo caríssimo.

Megapixels
Como disse antes, muitos pixels (10,15,20) servem mais para impressões em alta resolução, se você vai querer uma câmera pra tirar fotos bonitas pra colocar na internet (orkut,facebook,whatever), ou revelar apenas em tamanhos comuns, prefira menos megapixels, afinal uma foto de 15 megapixels só vai fazer você gastar um tempo na frente de um programa de edição diminuindo o tamanho delas. Meu celular tira fotos de 5 megapixels e eu diminuí para 3, mesmo assim ainda fico diminuindo as benditas pra colocar no Orkut. E as de 3 saem perfeitinhas na hora de revelar!

Câmera + Macro

Recursos
Minha câmera tem tantos, mas TANTOS recursos que em 1 mês com ela nas mãos acho que não usei nem a metade!

O Macro (para tirar fotos de detalhes, bem de pertinho) foi o mais utilizado, assim como a velocidade do obturador, para as fotos com “Light Painting”. Mas tem ainda as fotos sequenciais, fotografia noturna, fotografia panorâmica(que tô doida pra testar), preto e branco, ajuste de cores, configurações pessoais, slide show, reconhecimento de rostos, estabilizador de imagem, vídeo e etc. Então leia um pouco antes sobre essas funções e recursos para saber o que você deseja.

Marca
É difícil falar de uma marca que seja boa. Entre as mais “conhecidas” temos a Nikon e a Canon, mas procure sempre escolher uma que tem fácil assistência técnica, reposição de bateria, cabo, coisas que podem estragar e você fica de mãos atadas se não consegue outro.

Bem, escolher uma câmera boa não tem segredo e não é simples, tem que se pesquisar bastante até achar uma que seja tudo aquilo que você quer. Deve-se saber o que você deseja fazer com e pra qual finalidade deseja. Então, boa sorte!

Foto e ajudinha: Marco Moreira

Você também pode gostar desses

3 Comments on Escolhendo Sua Câmera

  1. Adorei as dicas, eu tinha uma Sony H50, mas fiquei sem..Então estou a procura de uma nova, fazendo várias pesquisas para poder comprar uma nova!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *