Exposição “A Divina Comédia” por Salvador Dali

Dante Alighieri

A Divina Comédia é uma obra muito famosa de Dante Alighieri escrita, estimadamente, entre 1304 e 1321. Ela é dividida em três partes (Inferno, Purgatório e Paraíso) e foi originalmente feita em dialeto toscano. Estes poemas contam a história de uma viagem cenográfica por esses três reinos pelos quais a vida humana passa até atingir a perfeição.

Sobre a exposição

Nascido em Figueres em 1904, Salvador Dalí se tornou um famoso pintor surrealista da sua época por seus trabalhos oníricos e bizarros. Para esta exposição, o Vale Sul Shopping de São José dos Campos trouxe a obra completa, com 100 obras originais do artista, todas feitas por xilogravura e aquarela, vindas diretamente de Paris. Todos os desenhos são assinados por Dalí.

As artes fora encomendadas pelo governo da Itália para comemorar o nascimento de Dante, o escritor da obra, porém por conta da polêmica que isto causou (o artista fazendo não era italiano, e sim espanhol) o projeto foi colocado de lado.

O que achei

Apesar de surrealismo não ser um dos meus estilos preferidos, fiquei muito emocionada em ver de pertinho obras originais de um artista tão famoso. Como uma pessoa formada em design e que teve na formação muitas aulas de história da arte, poder chegar pertinho disso é indescritível.

As obras que coloquei aqui são as que mais gostei da exposição, que conta com uma visita guiada virtual com algumas televisões com atores caracterizados explicando o conceito de cada parte da exposição e as obras. Minha parte preferida foram as artes do purgatório, que pra mim conversam melhor com o estilo bizarro e perturbador do artista.

Como vejo?

A exposição fica na Praça de Eventos do shopping até dia 30 de abril. O Vale Sul funciona de segunda a sábado das 10h às 22h, e domingos e feriados das 12h às 20h, e fica na Avenida Andrômeda, 227.

Você também pode gostar desses

6 Comments on Exposição Salvador Dali – Vale Sul Shopping

  1. Sofrendo de não ter visto essa exposição de perto ;-; apesar de não entender muito de arte, a Divina Comédia é um dos meus livros favoritos da vida, tenho inclusive mais de uma versão dele na estante rsrs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *