“Todo mundo tem aquela lembrança dos primeiros sites que entrou, as primeiras amizades que fez, o primeiro endereço de e-mail, a primeira mensagem virtual que mandou. Esse post é para você relembrar os velhos tempos de Internet discada, elegendo seus sites e atividades favoritas na Internet antes das redes sociais.Oferecimento Rotaroots.

meme_internet_1Sokoban e Ski Free

Lembro até hoje meu primeiro contato com um computador. Um bichinho com Windows 3.11. que minha tia avó comprou e deixava eu e meu irmão jogarmos Sokoban e Ski Free. Sei que de repente na minha cabeça vem na memória o barulhinho do modem, aquele agudinho que trazia a felicidade pra uma criança que ia descobrir o mundo. Eu e meu irmão tínhamos das 14h até as 18h de sábado, horário que permitia um impulso do telefone, pra brincar na internet. Duas horas pra cada um fazer o que quiser na internet “super rápida” de mil novecentos e noventa-e-qualquer-coisa. No começo eu ficava mais no ICQ e explorava o site da Disney, que tinha muitas atividades bacanas, fazia calendários dos personagens pra colar na agenda e marcar aniversário das pessoas, jogava coisinhas em flash. Basicamente uma usuária comum que quase não entendia o poder do que tinha nas mãos.

chocotoneEu fazia gifs.

Um dia minha mãe chegou com a novidade em casa: a escola que ela trabalhava queria que cada professor tivesse seu próprio hotsite dentro do sistema deles. Ela pediu ajuda pra mim e pro meu irmão e foi aí que tudo mudou. Existia um assistente pra montar o layout do tal hotsite, mas mexendo um pouco naquilo eu descobri que tinha uma aba escrita HTML e que quando eu mexia alí, as coisas mudavam na página de visual. Olha que bacana! Contei pro irmão que logo descobriu que aquilo era uma linguagem de programação e BUM! Estávamos os dois, eu com 13 e ele com 11 eu acho, a criar sites no HPG, o extinto site de hospedagem grátis. Foi aí que surgiu o Zonko`s, meu sitezinho de notícias e testes de Harry Potter, que depois virou Incantatem. Com a criação dele, descobri o tal Photoshop e aprendi a editar imagens, fazer efeitos e programar um pouquinho de HTML, tudo que eu precisava pra deixar o meu site bem legal. Aí surgiu o Chocottone! Na época, Chocotone, meu blog de desabafos e histórinhas bestas de adolescente. Estava lendo ele esses dias pelo WayBack Machine e morri de vergonha de mim.

meme_internet_2

Com a internet eu conheci muita gente que ainda mantenho contato graças ao Facebook. Muita gente legal no grupo de discussões de Senhor dos Anéis, o Pônei Saltitante, as histórias que a gente inventava eram demais de divertidas! Eu e meu irmão ríamos sem parar lendo as guerras e as aventuras daquele pessoal todo. Sem contar o Caverna-BR, grupo de Caverna do Dragão com o mesmo jeitinho da Pônei. Conheci o Maurício Alves, que hoje tem uma produtora de teatro no Rio, a Cerejeira Produções. A gente trocava cartas e mensagens mil, era bem divertido! Tenho tudo guardadinho até hoje. Acho que esta é uma das coisas mais bacanas da internet: conhecer gente que você nunca conheceria. E aqui posso inserir histórias de amor de gente que conheço e hoje tem família linda por causa da internet, amigo que falei depois de muito tempo e pude participar de podcasts e do site, além de ser convidada pro casamento, olha que honra! É tanta gente linda que nem dá pra falar aqui.

Foram muitas coisas bacanas que aconteceram nos meus primórdios da internet, muita gente bacana e muito aprendizad, que me ajudaram a escolher a profissão que tenho hoje, bacana né? E que venham novas eras de internet!

Você também pode gostar desses

14 Comments on Meme: Internet Old School

  1. Preciso admitir que te invejei agora!
    Você tem o blog a bastante tempo e pode sentir vergonha com ele… hauahauh
    Eu tive vários!! Inclusive um deles tbm foi pro HPG (eu nem lembrava disso, lembrei graças à você!!) mas eu sempre enjoava, apagava tudo e começava do zero…. queria ter meus arquivos antigos. Daria tudo pra descobrir um lugar, perdido na galáxia, onde eu pudesse recuperar cada gifzinho que usei… mimimi…

    É tão nostálgico falar da internet antiga… tanta coisa, né???

    http://subexplicado.blogspot.com.br

    • @Camila,

      Poisé! O chocottone já foi vários (Até lembro que chamou Refrigereco), mas sempre voltei pra ele. Sempre me identifiquei com o nome =D

      Mas é uma delícia reviver =D

  2. Sites no HPG (e no zip.net também!), como não amar? HAHAHHA
    Eu super me aventurei nessas coisas também quando era mais nova, adorava.
    Quanto aos joguinhos online, eu adorava de paixão os que tinham no site do cartoon network <3

    Beijos,

    Patty.

  3. hahahahah GENTEEEEE campo minado até hoje sofro com esse mal hahah baixei um app no cel

    E eu tbm fazia gifs, e era gostoso vai rs

  4. Nossa que tempo bom neh? Eu tbm vibrava com o barulhinho do molden e aquele bonequinho do msn girando pra entrar, cara quanta lembrança boa!

  5. Poxa, que experiência legal com a internet. :3 Eu me lembro de remotos tempos em que eu passava horas num site chamado Zonko’s. Será que era o teu? haha! Beijos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *