Muita gente que me conhece e me segue em redes sociais sabe que eu AMO Hayao Miyazaki. Ele é uma enorme inspiração e influência pra mim, então, conversando com o nosso amigo e colaborador Wagner que sempre está aqui sexta-feira postando uma nova animação, resolvemos fazer um mês especial em homenagem a ele, mostrando como suas animações são lindas e como sua mente é criativa. Ao longo do mês postaremos as obras deste mestre e espero que vocês gostem, se inspirem e se interessem pelas obras dele.

Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki nasceu em 5 de janeiro de 1941 em Tóquio. Seu pai, Katsuyiki Miyazaki, trabalhava em uma fábrica de aviões do irmão dele em plena Segunda Guerra Mundial. Por conta da guerra a família Miyazaki se mudou várias vezes, com isso Hayao estudou em diversas escolas diferentes. Em 1955 a mãe dele adoeceu de tuberculose espinhal, que fez com que ela ficasse na cama por nove anos, dizem que isso o influenciou na animação “Meu Vizinho Totoro” e muitos críticos consideram esta animação autobiográfica.

Os desenhos de Hayao eram basicamente aviões, e ele nunca havia se preocupado em desenhar pessoas ou outras coisas. Ele ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia e lá participou de um clube de pesquisa de literatura infantil. Se formou em Ciências Políticas e Economia em 1962, mas logo após consegue um emprego na Toei Animation.

Hayao Miyazaki

Onde tudo começou

Hayao começou na Toei como intervalador, ou seja, sua função era animar as guias enviadas pelos animadores-chefes (key-animators). Entre seus primeiros trabalhos como intervalador estão a animação “Watchdog Bow Wow”, a série de TV “Wolf Boy Ken”, “Prince of the Sun” e “Puss in Boots”. Neste tempo Hayao se casou com Akemi Ota, uma colega de trabalho e teve dois filhos.

Em 1971 Miyazaki sai da Toei e se junta a Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro, para depois entrarem na Zuiyo Pictures. Neste tempo ele viajou por vários países, como Itália, Suiça e Argentina para desenvolver cenários para os longas “Heidi: Girl of the Alps” e “Three Thousand Miles in Search of Mother”. Só em 1978 Hayao dirigiu seu primeiro trabalho, a série de TV “Future Boy Conan”. E em 1979 seu primeiro longa “Rupan sansei: Kariosutoro no shiro”, para a produtora Tokyo Movie, depois foi creditado como diretor dos episódios 145 e 155 da série animada “Lupin III”.

Miyazaki cria em 1982 o mangá “Nausicaä do Vale dos Ventos”, que foi um grande sucesso, levando o diretor a transformá-lo em uma animação, que foi lançada em 84. Foi outro enorme sucesso e com isso Hayao e Takahata abrem seu próprio estúdio: o Estúdio Ghibli.

Depois do sucesso de Nausicaä, só mais sucessos vieram em seguida: “Laputa, o Castelo no Céu”(1986), “Meu Vizinho Totoro”(1988),“Serviços de Entrega da Kiki”(1989), “Porco Rosso”(1992) e “On Your Mark”(1995), um vídeo produzido por Miyazaki para uma dupla de cantores japoneses Chage & Aska.

Ghibli - Disney

Estúdio Ghibli e Disney

Com todo o sucesso de Miyazaki no oriente e com o aumento dos investimentos norte-americanos em amimes/mangas, a Disney se interessa em comprar os direitos de distribuição dos filmes do diretor, surgindo o acordo Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial (incluindo Japão, mas excluindo a Ásia) em vídeo (DVDs não estão incluídos) de todos os longas animados do Estúdio Ghibli.

Em 1997, o longa “Princesa Mononoke” lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo, se tornando o filme de maior bilheteria no japão (US$ 150 milhões), deixando para trás “E.T. – O Extraterrestre”, só perdendo depois para “Titanic”. Depois deste filme Hayao anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria, deixando-a para trás para dirigir “A Viagem de Chihiro” em 2001. Mais conhecido internacionalmente e com a força da Disney, o filme faturou mais prêmios internacionais. “O Castelo Animado” vem em 2004, com mais prêmios e uma bilheteira de arrasar ao redor do mundo. Miyazaki chega a anunciar a sua aposentadoria novamente, mas em 2008 volta com a estréia no Japão de“Ponyo no Penhasco à Beira do Mar”.
Agora é esperar para saber se este mestre das animações vai retornar com mais alguma obra de arte!

“I believe that fantasy in the meaning of imagination is very important. We shouldn’t stick too close to everyday reality but give room to the reality of the heart, of the mind and of the imagination. Those things can help us in life”

“Eu acredito que a fantasia no sentido de imaginação é muito importante. Nós não podemos ficar muito próximos da realidade de todo dia, mas dar espaço a realidade do coração, da mente e da imaginação. Estas coisas podem ajudar-nos na vida.”

CURIOSIDADES

* Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos. Ele terminou a série apenas em 1994.

* Shirou Miyazaki, irmão mais novo do animador, disse que a personagem Dola (Laputa) lembrava muito sua mãe, não fisicamente, mas em suas maneiras e trejeitos.

* A maioria das trilhas de seus filmes foi feita por Joe Hisaishi.

* A natureza sempre está presente em seus filmes, bem como aviões ou meios de transporte que voam.

* Os protagonistas são em sua maioria crianças, quase sempre um menino e uma menina.

Fontes: Wikipédia, IMDB e entrevista no Midnight Eye

Você também pode gostar desses

5 Comments on Mês Hayao Miyazaki

  1. amo as animações dele! a viagem de chihiro é muito marcante na minha vida, esteve presente nos momentos tristes, nos momentos felizes, na aproximação do meu namorado (é, eu disse pra ele que tinha o dvd e emprestei para me aproximar mais, saudade dos meus 15 anos USHUAHUSUHAU), tenho um desenho que ele fez para mim do haku que está colado na parede do meu quarto e bem o Miyazaki marcou a minha vida! *-*

  2. Muito bo o post. Terminei de ver o filme e estou encantado, apesar do traço não ser realista a maneira como os personagens se portam é, e isso tornou o filme incrivel. Amei muito.
    Eu sp fã dele sem saber, assisti alguns filmes e curto muito, mas dessa vez resolvi pesquisar.
    É isso, bjs e sucesso com o blog !

1Pingbacks & Trackbacks on Mês Hayao Miyazaki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *