Jogos multiplayer ou multi-jogadores em tese não são necessariamente exclusivos aos videogames, muito antes desses, vieram os jogos de cartas, tabuleiro e muitos outros tipos de entretenimento competitivo, mas é nos games que esse termo ganhou seu brilho.

 

O primeiro videogame multiplayer que posso lembrar no momento é o Pong: com um controlador humano em cada uns dos lados movimentando uma barra por controladores analógicos em um proto-jogo de tênis simulado. Mas o tempo foi passando, os videogames domésticos foram se popularizando e surgiram grandes parcerias, Mario ganhou um irmão, Sonic ficou amigo de Tails e Donkey Kong teve um filho, Diddy Kong. Quem ae nunca jogou o multiplayer de Super Mario World?! Nostalgia pura né?!

 

O Mercado de games multiplayer ganhou grandes proporções, vieram muitos lançamentos e em todo mundo se popularizaram as Lan-Houses, onde os FPSs (First Person Shooter) como Half-Life e Counter Strike ganharam fama! Com a maturação das redes online de jogos, veio a possibilidade de encontrar um oponente ou cooperador a qualquer momento, trazendo as Lans para dentro de casa.

Nos videogames da geração atual temos duas grandes redes online bem estruturadas: A PSN e a Xbox Live, ambas com suas respectivas características.

XBOX Live é o serviço de jogos online dos consoles Xbox e Xbox 360 da Microsoft, onde cada jogador tem um perfil pessoal (avatar) e pode jogar com pessoas do mundo todo a qualquer momento, além disso, tem as funcionalidades como chat por voz, lista de amigos, torneios, interação com Facebook, Messenger, Twitter, Last fm e algumas outras redes sociais, o jogador também pode entrar em um mercado digital e encontrar desde roupas para seu avatar até mesmo lançamentos de filmes e musicas para agitar suas jogatinas. Aqui a diversão rola solta, imagine poder jogar com seus amigos no conforto e silêncio da sua casa, trocando ideias, fazendo competições e Quests em grupos maçantes contra seus inimigos ou contra os Gringos! Aqui los Chilenos passam mal na mão dos brasileiros. xDD

 

A PSN por sua vez é o serviço de jogos online dos consoles PlayStation 3 e PSP da Sony, proporciona além de jogos online, os mesmos serviços da concorrente, exceto a interação com as redes sociais, porém de graça, ao contrario da Microsoft que cobra cerca de R$ 80,0 pela assinatura de 12 meses (pelo menos foi o mais barato que achei aqui no Brasil).

Os games em multiplayer sempre foram diversão certa e hoje estão em expansão para atrair um publico cada vez mais diferenciado, lá em casa por exemplo todos gostam de jogar o Monopoly (Banco Imobiliário) no Xbox 360, e eu adoro ver a cara das pessoas torcendo pros dados rolarem na medida certa quando um terreno esta em jogo ou então querendo muito que eu me dê mal. ^^ Nunca serão!

Meu Top 3 Multiplayer Games

1 – Call of Duty Modern Warfare 2

2 – PES 2011

3 – Monopoly

Você também pode gostar desses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *