E vamos para mais um post especial do Mês Miyazaki, e hoje é dia do primeiro desenho do Estúdio Ghibli que foi lançado pela Disney no Brasil, “O Serviço de Entregas de Kiki” (Majo no Takky?bin). Esta animação foi inspirada no livro Majo no Takkyubin (nome original do anime) de Kadono Eiko, adaptada por Miyazaki, que deu um novo olhar para a obra, acabando por motivar a autora a escrever mais um livro depois “Kiki to Atarashii Mahou”.

O Serviço de Entregas da Kiki - Capa

Kiki é uma menininha de 13 anos que mora em um vilarejo com seus pais.Neste vilarejo as pessoas sabem que Kiki e a mãe dela são bruxas, mas a magia é aceita como se fosse um dom qualquer, como saber cozinhar por exemplo, mas com uma pequena diferença: quando uma bruxa completa 13 anos ela deve se mudar para outra cidade e se tornar independente e crescer, como pessoa principalmente, sempre utilizando seus poderes mágicos. Kiki está ansiosa e junto com seu gato, Jiji (que na versão dublada tem Guilherme Briggs), partem para descobrir coisas novas e ver o mundo. Lindas cenas da personagem voando por cima dos campos e cidades, e aí vemos a natureza sempre presente nas obras de Myiazaki. Neste voo Kiki se depara com outra bruxinha, que diz que o dom dela é o de ler o futuro, Kiki então começa a pensar qual seria o dom dela, mas só uma coisa lhe vem a cabeça: ela sabe voar de vassoura.

O Serviço de Entregas da Kiki

Kiki enfrenta a chuva no seu voo e ela e Jiji acabam por dormir em um trem, acordando com ele em movimento, mas Kiki sabe o que quer: uma cidade no litoral! E lá acabam chegando. Uma cidade bem maior, cheia de gente, movimentada, com carros, bicicletas, barulho, tudo diferente do pequeno vilarejo onde vivia. Chegando lá Kiki vira o centro das atenções. Voando em sua vassoura causa o maior alvoroço e nessa confusão ela conhece Tombo, um menino que fica encantado com ela e com sua vassoura que pode voar.

O Serviço de Entregas da Kiki

Kiki conhece também Ozono, a dona de uma padaria que está grávida e aceita ajuda de Kiki em troca de um lugar pra ficar. Alí Kiki tem a idéia de começar um serviço de entregas, já que seu dom é voar, é isso que ela vai fazer. A partir daí começam as aventuras. Pássaros raivosos fazem Kiki perder uma entrega e no meio da confusão ela conhece Úrsula, uma artista que mora no meio de uma floresta e que acaba se tornando uma irmã mais velha pra Kiki. A cena com Jiji e o cachorro me fizeram rir um bocado!

O Serviço de Entregas da Kiki

Ela também conhece duas velhinhas simpáticas, ajudando-as a terminar uma entrega com todo carinho e que depois é desprezada por quem recebe, você realmente fica chateado na hora de assistir a situação. Nisso Kiki fica doente, e ficar doente longe da sua casa é realmente algo terrível, Jiji arruma uma namorada e Tombo leva Kiki para passear em sua “bicicleta voadora”. Nesta última cena os amigos de Tombo caçoam dele por estar com Kiki, uma menina estranha que usa sempre o mesmo hábito preto e ainda por cima usa magia. Kiki só tenta se encaixar em tudo isso. Tenta ir a uma festa, sempre reclama de sua roupa… Com toda essa “auto-negação”, Kiki acaba perdendo os poderes e não consegue mais voar em sua vassoura, ela fica triste e acaba se isolando mais do mundo a sua volta.

O Serviço de Entregas da Kiki

No meio deste contexto Tombo se envolve em um acidente, o zeppelin que ele estava se desgovernou e ele acaba pendurado em uma corda. Kiki sai correndo para ajudar o amigo, mas para isso precisa recuperar seus poderes. Kiki descobre que ela é sim diferente dos outros e isso a faz tão especial em poder ajudar seu amigo.

Kiki é um desenho meigo e singelo e mostra como sermos nós mesmos sempre é a melhor das opções, nunca tendo vergonha de onde viemos e do que somos. Além disso mostra que devemos sempre ser fortes e passar pelos obstáculos que encontramos em nossos caminhos.

O Serviço de Entregas da Kiki - Kiki e Tombo

Como todos os filmes, este não podia ser diferente: foi uma delícia de assistir! Até o próximo post !

Você também pode gostar desses

8 Comments on O Serviço de Entregas de Kiki (1989)

  1. Quando bati o olho nos traços do desenho logo pensei em outro: A Viagem de Chihiro 😉 que também é do Miyazaki! Fiz uma pesquisa e achei vários outros títulos do mesmo criador que vão de 1984 a 2009 ;O~~ kkk ótimo post, verei com certeza O Serviço de Entregas de Kiki…

    • @Bárbara Cardoso,

      Oi Moça,
      onde eu descobri? ou onde eu consegui ver?
      Eu descobri depois que vi Viagem de Chihiro no Oscar, aí saí atrás de informações sobre o criador.

      Se você gostou, continue acompanhando o especial! teremos vários filmes até o fim do mês, e uma surpresa ^^

      =*

    • @Bárbara Cardoso, Olá! Tanto Totoro como Kiki no Brasil foram apenas lançados em VHS, ainda não temos previsão de DVD. Acho que indiretamente já respondemos sua pergunta, hehe. 🙂

      Inclusive esse ainda não assisti… Mas irei esperar acabar a correria do TCC pq pelo visto merece ser visto bem calminho pra se divertir bem, como todos os filmes do nosso homenageado. =D

1Pingbacks & Trackbacks on O Serviço de Entregas de Kiki (1989)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *