Outubro Rosa

O quê?
Este movimento começou nos anos 90 nos Estados Unidos, em uma Corrida Pela Cura organizada em Nova York. Aos poucos ações foram se espalhando pelo mundo e hoje o Outubro Rosa é mundialmente conhecido como o mês de muita informação e conscientização para mulheres.

Por quê?
O câncer mais comum entre as mulheres é o de mama e se for diagnosticado em estágio inicial, pode ter cura. Se não for tratado pode se alastrar para órgãos vitais, como ossos, pulmão e fígado, e levar a morte. O câncer de mama é de difícil prevenção, pois é uma doença ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida. A grande arma que temos nas mãos é o diagnóstico precoce, ou seja, descobrir o tumor quando ele ainda é pequeno.

Principais Recomendações

Mamografia – anualmente após os 40 anos.
Exame clínico das mamas – a partir dos 20 anos como parte do atendimento médico integral da mulher.
Autoexame – mensalmente, de sete a dez dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Para as mulheres que não menstruam mais, deve-se escolher um dia no mês.
Ultrassonografia – é indicada em casos específicos como exame complementar, particularmente em mulheres jovens, à procura de cistos ou nódulos ou, ainda, para diferenciá-los. Também permite orientar procedimentos como punções e biopsias.

E pra ficar legal vou fazer um #pinklipsday junto com a Renata do Mulher Vitrola. Clique pra saber mais sobre o movimento.

pinklipsday

Este post é um oferecimento de Rotaroots. Informações do site Se Toque.

Você também pode gostar desses

4 Comments on Outubro Rosa

  1. Eu tô mó feliz que tenho entrado em sites diversos (e blogs) e visto tantas campanhas sobre o Outubro Rosa. Eu conheço algumas mulheres que foram vítima da doença, então acaba que rola uma “proximidade”, sabe como é, quando você pensa “poderia ser comigo… “.

    Informação é nossa aliada!
    Um beijo, e obrigada por participar do Pink Lips Day, Chell! ?

    Re

    • @Re Vitrola,

      Uma grande amiga minha de infância enfrentou essa barra e lembro até hoje da mãe dela sendo aplaudida no dia das mães no colégio. Acho que todas temos que fazer nossa parte né?

      Só não tinha um rosa mais rosa =( =D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *