panettone e chocottone
Mal acaba o Halloween e lá estão as lojas lotadas de árvores, pisca-piscas e Papais Noéis. Pessoas começam a enfeitar suas casas e varandas se iluminam e brilham no horizonte. O clima do final do ano chega de mansinho no coração das pessoas, mas se tem uma coisa que mostra que o final do ano chegou é quando entro no supermercado e me deparo com caixas lindas empilhadas, recheadas de um pão maravilhoso feito de amor e frutas (substitua aqui por chocolate se você não aprecia as frutas).

chocottone
Foto do IG
 

Mas porque esses “ones” são tão maravilhosos?

Depois de estudos, análises e anos provando as mais diversas marcas, hoje venho neste post contar minha experiência de somelier de panetones e chocottones (meu blog se chamava Chocottone, quem lembra?) e contar pra vocês o segredo desses pães.

Italianos sabem manjar.

A receita dessa belezura vem da Itália, assim como a lasanha. E vamos concordar que lasanha também é um troço que não é desse mundo de tão maravilhoso, sendo meu prato salgado preferido. Então como explicar o dom desse povo pra fazer coisas maravilhosas? Assistam no próximo programa “Alienígenas do Passado”.

Comida boa tem cheiro bom.

O cheirinho dos panettones e chocottones é delicioso. Aquele cheiro de casa de vó no café da tarde, de abraço de gente querida, de chá depois de banho, é um cheirinho de baunilha bem levinho que faz você se sentir na terra do Papai Noel.

Se o pão é bom, o recheio é melhor ainda.

Aqui temos a divisão dos panettólotras e dos chocottólatras, mas não importa o seu gosto (frutinhas ou chocolate), temos que concordar que o recheio com o pão fazem uma combinação mega perfeita, assim como Bucecha e Claudinho e Romeu e Julieta.

Se você ainda não sabe qual comer ou experimentar, como todo ano, eu fiz uma seleção dos mais diferentes e gostosos, daqueles molhadinhos, fofinhos, bem recheados e que deixam todo mundo com água na boca.

panetones_2016
Tradicional Panettone Bauducco | Panettone com uva passa de damasco e amêndoas | Pandoro (ótimo pra quem gosta só do pão) | Panettone com sabor do tradicional biscoito Belga, o “Speculoos” com sabor doce de leite e cobertura de chocolate | Panettone com recheio de trufa tradicional e cobertura de chocolate belga | Panettone Zero Açúcar

gusto

E se por acaso você é de São José dos Campos, é viciadão em um pãozinho natalino, eu indico mais três marcas mais baratinhas que são muito gostosas: o panettone do supermercado Coop , os do WalMart (unidade Vale Sul) e do Gusto Produtos Artesanais.

Você também pode gostar desses

9 Comments on Panettones e Chocottones – Ou porque o Natal é uma época linda

  1. Bah, Chell, sou apaixonada por panettones/chocottones, mas não estava a fim de vender um rim esse ano para comprar um, heuaheuaheuahe. Agora esse de doce de leite… <3

  2. Amoooooo panettone (apesar de preferir chocotone) e concordo, o cheiro deles é simplesmente maravilhoso! Quando são fofinhos e molhadinhos, nossa, não tem coisa melhor, amo. Aqui em Dublin consigo achar em algumas lojas polonesas e também no mercadinho brasileiro e com certeza pagarei uma fortuna pra adquirir um, mas vai valer a pena. Em tempo, esse da foto com doce de leite tá um espetáculo, uma cara maravilhosa!

  3. Não amo o tradicional por causa das frutinhas cristalizadas (só curto a uva passa haha), mas na cidade da minha facul tinha um mercado que fazia panetone de uva passa e banana! PENSA NUMA COISA BOA <3

    beeijo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *