No começo achei que fosse mesmo só manutenção da rede, mas logo fiquei apreensivo com o email que a Sony mandou para os usuários da PSN e na semana passada, uma semana após o início do problema, a empresa abriu o jogo oficialmente: além de deixar mais de 70 milhões de pessoas offline, a falha na segurança da rede comprometeu informações sigilosas de todos os usuários.

Em comunicado divulgado no blog oficial do Playstation, a Sony afirmou que acredita que as informações dos cadastros de seus usuários podem ter sido roubadas. Entre estas informações, estão endereço, país, CEP, e mail, data de nascimento, senha e login da PlayStation Network e também o PSN online ID.

Em relação aos dados de cartão de crédito, a empresa se pronunciou com cautela: “não há qualquer evidência neste momento que informações de cartão de crédito tenham sido roubadas, mas não podemos descartar essa possibilidade. Caso você tenha fornecido dados de cartão de crédito, fica aqui o registro de que o número do cartão e data de expiração podem ser sido obtidos ilegalmente por terceiros”.

A empresa alega que demorou para revelar a dimensão do problema por uma questão de timing: os ataques à rede começaram no dia 19, mas somente após intensa investigação descobriu-se que a segurança dos dados dos usuários estava comprometida.

O problema teve enorme repercussão pelo mundo, e até mesmo políticos já se manifestaram em relação à falta de segurança da PSN. Especialistas da Forbes afirmam que o caso pode gerar mais de 24 bilhões de dólares de prejuízo para a empresa. As ações da Sony já despencaram após a confirmação do vazamento de informações.

No momento, a Sony trabalha dia e noite para reverter a situação atual. A empresa garante que não irá entrar em contato com os usuários para confirmação de nenhum dado, e caso isso aconteça, trata-se de um contato ilegal, uma tentativa de phishing feita por pessoas não autorizadas.

Por fim, a empresa disse que planeja ter a PSN funcionando novamente o quanto antes, mas não entrega nenhuma previsão de retorno para os serviços. No blog oficial do Playstation foi criado um FAQ que responde às principais dúvidas dos usuários.

Você também pode gostar desses

2 Comments on Queda da PSN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *