Categorias: Viagens e Passeios

Passeio: Museu da Casa Brasileira – São Paulo

Museu da Casa Brasileira
“O Museu da Casa Brasileira (MCB) se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Conhecido pela localização privilegiada, uma mansão da década de 40 quase no cruzamento das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, o MCB é um verdadeiro oásis entre os prédios da região com seu jardim de mais de 6 mil metros quadrados.O MCB é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente é administrado pela Organização Social “A Casa Museu de Arte e Artefatos brasileiros”. “

Você adora decoração, adora design, adora arquitetura? Vai achar bem interessante esse passeio!
No museu eles contam com duas exposições permanentes, uma delas é a Coleção Crespi Prado que mostra pertences da família que era proprietária da casa, que hoje abriga o museu. A exposição tem várias peças interessantes como o jogo de talheres que pertenceu a Marquesa de Santos, todo de prata banhado a ouro, porcelanas francesas e móveis de madeira maciça.

Museu da Casa Brasileira
Museu da Casa Brasileira

A outra exposição é a Coleção da Casa Brasileira. “A exposição busca valorizar ainda mais suas peças, apresentando-as agrupadas por função, em recortes baseados nos verbos cozinhar, dormir, guardar, ouvir, rezar, sentar, servir. “ Assim você pode encontrar várias camas, cadeiras, oratórios antigos e que podem te impressionar, como a cômoda que as gavetas são curvas, ou então a cama / penteadeira / escrivaninha. E você achando que só o pessoal de hoje era imaginativo, né?

As exposições retratam bem a história do país e de São Paulo com objetos e móveis desde o século XIV. Há duas semanas não havia nenhuma outra exposição temporária e eles ainda estavam de reforma, então não se pagava nada para entrar, mas se você quiser dar uma olhada pelo que tem lá e saber quais exposições ainda vão acontecer, ligue ou entre em contato pelo site para saber mais.

Museu da Casa Brasileira
Museu da Casa Brasileira

ONDE FICA?
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – São Paulo / SP
(11) 3032.3727
http://www.mcb.org.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *