“No século 15, um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldado no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.
O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica. “
Ainda há a versão que diz que o panetone foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395, e outra que conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
O que importa é que esse pão deixa muita gente piradinha nessa época do ano, e isso me inclui! hahaha
Fonte:www.drashirleydecampos.com.br
Também sou apaixonada em Panetonnes e Chocottones. Nessa época de fim de ano eu fico tãaao feliz, tem de todos os tamanhos e sabores.
Como até não aguentar mais!
Eu AMO esse pãozinho!
Já ouvi essa história e o meu marido (que não gosta de panettone) diz que se a fosse a filha dele não casava com o tal padeiro não…nas palavras dele: “ô pão ruim!” hahahahahaa…
Bjs!
@Cris,
Eu AMO! E o namorado aprendeu a gostar ^^