Categorias: Viagens e Passeios

Viajando: Pedra da Onça

Trilha: Pedra da Onça

Pedra da Onça

O que é?

A trilha da pedra da onça chega a um mirante de 1950m de altitude, vista panorâmica de todo o vale. São 10km no total gastando em média 5hs de ida e volta. Caminhando pela mata Atlântica, passando por algumas bica d’água e com um pouquinho de sorte podem chegar ver o macaco muriqui.
Texto do CAT

Com um feriado se aproximando para o pessoal de São Paulo, o namorado e eu decidimos fazer um programa diferente: trilha. Eu gosto bastante desse tipo de passeio, e agora começa a temporada de montanhismo, então nada melhor do que aproveitar. O local escolhido foi a Pedra da Onça que fica em São Francisco Xavier, uma cidadezinha que fica a 50 minutos de São José dos Campos/SP.

A trilha

Saímos cedo e depois de curvas e mais curvas chegamos na cidade, chegando lá fomos até o CAT e lá conseguimos um guia super simpático que nos levaria até o mirante. O preço? $50 dilmas por pessoa, salgado, mas o namorado preferiu pagar já que não sabíamos direito o caminho. A trilha é BEM tranquila, toda demarcada, subimos em um grupo de 7 pessoas e fizemos em 2h. Lá no alto dá pra ver Monte Verde/MG e São José dos Campos/SP, na subida você encontra um poste que demarca a divisão dos estados de Minas e São Paulo, se você tiver sorte pode ver os macacos que habitam por lá, infelizmente não conseguimos vê-los.

Pedra da Onça

Existem bicas d’água por toda a subida, mas eu e o namorado levamos 2l de água pra cada, além de um estoque de maçãs, tangerinas, pão francês, pedaços de mortadela e barras de cereal, já que chegamos lá no topo por volta do 12:00. Além disso vale lembrar de protetor solar, óculos de sol e casaco. Uma coisa importante que esquecemos de levar foi uma camiseta extra pra trocar, já que sua-se muito e com o vento lá do topo você pode passar um belo frio. A decida durou 1h e 30min, foi bem tranquila, tirando minhas bolhas nos pés que ganhei por conta da costura das meias (nota mental: nada de costura).

Depois da trilha, uma volta pela cidade, tão fofinha! E claro, um sorvete na “Sorveteria do Vovô”.

Mais informações sobre a Pedra da Onça

Destino Trilha | CAT – Centro de Apoio ao Turista

Pedra da Onça

Pedra da Onça

Pedra da Onça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. Deu vontade. Mas morro de vergonha de chegar nessas trilhas e não dar conta por causa do sedentarismo… tentando me disciplinar pra poder matar as saudades da Serra da Cantareira em breve (que fica como dica de passeio ^^).

    Beijo

  2. Que delícia de passeio… Eu gosto de trilhas, aqui o Rio tem umas na Floresta da Tijuca, ja fiz a do Pico da Tijuca algumas vezes e o visual de lá de cima é lindo de mais. 😉
    Beijos