Descoloração

Descoloração, despigmentação e/ou decapagem. Essas três nomenclaturas se referem a mesma coisa: retirar a cor do cabelo. Só que o termo decapagem está em desuso, ele surgiu nas décadas de 50 e 60, quando a coloração não tinha tecnologia suficiente para tingir os fios – primeiro, era preciso fazer uma limpeza dos pigmentos para só então aplicar a cor.

Muita gente passa por aqui e me pergunta “Chell, precisa descolorir pra passar cor fantasia? estraga muito? meu cabelo vai cair????”, então por esses e outros motivos resolvi falar da tão amedrontadora descoloração.

ESTRAGA?
Infelizmente, sim. A água oxigenada vai ajudar a tirar a cor, mas vai oxidar seus fios. Por isso sempre fale pro cabeleireiro o tipo de química que você já tem no cabelo (tinta, alisamento, descoloração) e faça o teste de mecha, importante pra ver se você não apresenta alergia ao produto. Fios muito fininhos também sofrem mais. Mas calma, você não vai sair espiga de milho do salão. Estraga pouco e nada irremediável.

VAI CAIR? Calma, não vamos criar pânico. Em todo o meu tempo de cabelos fantasia descoloridos (9 anos) meu cabelo nunca caiu. Claro que sempre fiz a descoloração em um salão (do meu pai por acaso) e mesmo quando não fiz eu sabia o que estava fazendo. Nunca deixe o descolorante agir por mais tempo do que o indicado, não passe descolorante por cima de áreas já descoloridas anteriormente, isso ajuda E MUITO. O máximo que meu cabelo ficou foi com pontas elásticas por descolorir mais de uma vez a mesma área, mas eu sabia o risco que estava correndo.

CABELO CRESCE
Se você tem amor, paixão pelo seu cabelo de 3 metros sedoso e morre de medo de QUALQUER coisa, fica a dica: não faça descoloração. Se você ainda tem pavor de qualquer erro, fica uma dica maior ainda: nunca nem passe tinta fantasia no seu cabelo. É sério. Mas se você pensa como eu, que se algo der errado eu corto e pronto, afinal ele vai crescer de novo, vai fundo!
O cabelo perde um pouco daquela coisa de sedoso, não fica como era o natural, o meu não virou palha, continua brilhante e bonito, mas perde um pouco sim das características, você está descolorindo ele meu deus, é química pesada no coitado, queria o quê?

Blond MeO PRODUTO INTERFERE?
Sempre descolori o cabelo com descolorantes de farmácia. Não pegava o mais barato, mas aqueles de 10 reais, pó azul (que evita amarelamento) e tudo mais. Não sabia o que era ser feliz até ouvir falar do tal BlondMe da Schwarzkopf, o mais recomendado entre pessoas que usam tintas fantasia. Não é muito barato (120 dilmas 450g), mas faz milagres. Meu pai se mostrou meio cabreiro, disse que nunca viu um descolorante tão diferente, mas foi passar no meu cabelo que a mágica começou e ele logo mudou de opinião. Ele é rápido mesmo e descolore até 9 tons em 30 minutos de descoloração (dizem que os de farmácia tiram 4 tons). O melhor de tudo isso, é que mesmo com o cabelo quase branco ele ficou mais macio, mais gostoso do que da outra vez que usei os de farmácia, ou seja, parece que além de tudo isso ele ainda detona menos os fios. Então, lembre-se: não é tudo a mesma coisa.

Resumindo a ópera, você não vai ficar careca e não vai dar nada errado se você fizer esse procedimento em um lugar bacana. Com o produto certo então, seu cabelo sai lindo!

Fonte: Uol | Foto

Você também pode gostar desses

8 Comments on Cabelos: Descoloração

  1. Engraçado vc falar que decapagem esta fora de uso, no grupo de ruivas que eu faço parte (estou querendo voltar a ser ruiva) eles falam muito em decapagem…
    Tb existe um produto chamado decap color que funciona removendo a coloração que vc usou. 😉
    Gostei do post!
    Beijos

    • @Dafne,

      Mas é que a decapagem você tira a cor e coloca outra, se elas fazem isso, é decapagem ^^ O Soap Cap que falei por aqui também é tipo decapagem, fiz pra deixar o rosa mais claro ^^

      bjs

  2. Adorei as dicas! Eu só descolori no salão, mas estou querendo fazer em casa, já que são só as pontas, e vou testar esse Schwarzkopf (que nome!)

    • @Mari,

      Oi Mari!
      Quando são só as pontas é que que eu tenho medo de sair errado, só pintei em casa quando pintava metade inteira do cabelo, da raiz até as pontas. Mas vc vai adorar o BlondMe! Tem meninas que vendem ele fracionado na internet.

      Bjs

  3. Ola ! Eu queria tirar uma duvida . Eu fiquei ruiva a pouco tempo, mas a tinta nao pegou mt bem na parte de baixo do cabelo. Fiz um teste de mecha com um descolorante desses de farmacia e a mecha ficou um pouco mais clara, deixei 20 minutos, o intuito era só dar uma clareadinha msm. Sera q posso estar fazendo nessa parte do cabelo q nao pegou mt bem ?
    Nao queria comprar um descolorante caro assim. Pq pretendo usar só uma vez. Só para abrir um pouco o tom.

    • @nayara,

      Oi Nayara, o bom mesmo era você ir em um salão pra alguém fazer certinho pra você. Descolorante no cabelo todo pode danificar bastante, ainda mais que você já está com a tinta. Não esqueça que se você fizer isso a raiz vai crescer e pra igualar o tom depois também vai ser complicado, já que você está com tinta e descoloração. Acho bem arriscado isso. O bom mesmo era comprar um vermelho mais aberto e jogar no cabelo todo. Geralmente a parte de baixo do cabelo fica mais fechada a cor porque a parte de cima toma sol e isso desbota a cor. Você já tinha química antes? Porque pode ser isso, mas indico ir em um profissional =D

      Att,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *