Categorias: Experimenta

Panettone e Chocottone

Todo mundo sabe que no Natal este blog aqui é homenageado. Época em que todos comem, compram e comentam sobre o tão delicioso panettone, ou então seu irmãozinho chocottone. Eu já comi de montão por aqui (obrigada Pão de Açúcar), e tenho que dizer que é uma iguaria que me deixa a lambiscar! Mas você sabe de onde vem essa coisa divina dos deuses?

“No século 15, um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldado no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.

O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica. “

Ainda há a versão que diz que o panetone foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395, e outra que conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

O que importa é que esse pão deixa muita gente piradinha nessa época do ano, e isso me inclui! hahaha

Fonte:www.drashirleydecampos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. Também sou apaixonada em Panetonnes e Chocottones. Nessa época de fim de ano eu fico tãaao feliz, tem de todos os tamanhos e sabores.
    Como até não aguentar mais!

  2. Eu AMO esse pãozinho!
    Já ouvi essa história e o meu marido (que não gosta de panettone) diz que se a fosse a filha dele não casava com o tal padeiro não…nas palavras dele: “ô pão ruim!” hahahahahaa…

    Bjs!