Em Cotia, cidade que fica pertinho da capital de São Paulo, encontra-se um espacinho do oriente, e em fevereiro tive a oportunidade de conhecer este lugar. No dia 5 de fevereiro aconteceu por lá a comemoração do Ano Novo Chinês do galo, que pela cultura oriental é comemorado com base nas fases da lua e na posição do sol, diferenciando assim todo ano a data deste acontecimento. No dia de festa você encontra por lá muitas barraquinhas de comida, apresentações de música, leão chinês, kung fu (AMO) e MUITA GENTE!
O Templo Zulai possui uma edificação de 10 mil m2 de área construída, em uma área total de 150.000 m2. O projeto arquitetônico foi inspirado no estilo oriental dos palácios da Dinastia Tang e foi desenvolvido por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros. As obras foram concluídas em outubro de 2003, fazendo surgir, assim, a “Terra Pura” do Budismo Humanista na América do Sul.
Sobre o passeio
O dia estava bem quente, mas por lá foi fácil encontrar lugares pra se esconder do sol. As comidas das barraquinhas tinham preços tranquilo, variando entre R$5 e R$10, dependendo do que você queria comer. Lembrando que todas as comidas dentro do templo são vegetarianas.
Quero muito voltar lá com mais tempo, curtir melhor o lugar e os jardins, pois no dia estava tudo lotado demais. Se você quer ver as apresentações chegue cedo e fique já no seu lugar, pois não consegui ver nada, já que tudo é feito no pátio e não em um lugar mais alto, então quem fica na parte de cima do lugar só vê algo se realmente sentar e não sair. As apresentações acontecem a tarde toda e são feitas por pessoas que participam dos projetos feitos pelo templo. Apesar do tumulto, o lugar é lindo! Vale muito a visita e se você tiver paciência, vá na comemoração do Ano Novo, porque é bem legal.
Como chegar?
O templo fica na Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares), e você vê placas indicativas na rodovia, acesso bem fácil. Porém em dias de evento recomenda-se chegar BEM cedo, pois fica tudo lotado, principalmente estacionamentos.
Quanto? Entrada gratuita, até nos dias de evento.
Quer saber mais?
Visite o site do templo: www.templozulai.org.br
Nossa, nem conhecia esse lugar mas fiquei interessada em conhecer. Amo a cultura e a tradição japonesa.
Beijos
http://belsantanna.com/
Sou suspeita, tudo que é oriental eu adooorooo rsss
Que lugar mais lindo! Um dia quero ir lá.
Bjs
http://www.achadosdamila.com.br
Lindão né? =D
Seja bem-vinda aos comentários =D
Oi Chell,
Eu tenho muita vontade de visitar esse templo, conheço ele a um bom tempo e ainda não tive a oportunidade de ir, uma pena.
Só fiquei sabendo do ano novo chines uma semana depois do ocorrido, se eu soubesse antes, teria tentado ir para conhecer.
BEM-VINDA!!!
Pegue um fim de semana e vá, é linnnndoooo!! Vai tirar fotos maravilhosas =D
Que legal! Já participei de uma comemoração do Ano Novo Chinês e é muito interessante. Eu sabia que todo ano era uma data diferente, mas nunca tive a coragem de abrir o google e pesquisar. shame!!
Mas o que importa é que agora sei. hahah
Beijos, Chell! Sdds de comentar aqui!
Welcome back hehehehe
A comemoração é bem bacana mesmo, e as comidinhas, nham nham!