Fachada do Museu. Imagem do Google.
Olha eu aqui de novo continuando a jornada da minha viagem. Hoje trouxe pra vocês este museu lindíssimo, o Museu Britânico (British Museum). Ele foi aberto em 15 de janeiro de 1759 e foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. Ele possui um acervo de mais de sete milhões de objetos de todos os continentes do mundo, desde os primórdios até os dias atuais.
Great Court. Imagem do Google.
Livros e peças do mundo todo.
O Great Court, parte mais nova do museu, foi inaugurado em 2000 e é considerada a maior praça coberta da Europa. É realmente maravilhoso e grandioso passar por ali. Por ser um museu muito grande, não conseguimos ver tudo, mesmo porque algumas exposições são pagas e apenas fomos visitar o acerto gratuito, que tem coisa pra caramba. O museu possui um acervo de múmias muito grande e algumas contam até com fotografias de raio-x pra você entender como o corpo está posicionado no sarcófago. Outra coisa que achei linda foram joias e entalhes em peças de madeira minúsculas, tudo tão delicado e cheio de detalhes, de fazer cair o queixo.
Esculturas. Imagem do Google.
Múmias. Imagem do Google.
Uma coisa que me fez apaixonar pelo museu: “Hands On”. A senhora que estava na mesa me explicou que o museu possui um acervo tão grande que nem tudo fica exposto, então eles pegam algumas peças e disponibilizam para as pessoas colocarem a mão, sentir e pegar, falae, demais né? Ela estava com uma pedra que era usada pelos homens das cavernas para retirar a pele de animais depois da caça e um relógio de pescoço (sim, eles eram pendurados) maravilhoso, todo trabalhado em ouro. Peguei tudo na mão, com supervisão dela claro, e hoje eu posso dizer que já toquei em uma ferramenta de pedra de milhões de anos. Além disso ela me contou curiosidades sobre o uso desses objetos que achei super bacanas. Se você vai nesse museu, aproveite essas informações que estão lá dando sopa.
Pingente super delicado e cheio de detalhes.
Sobre o passeio: Compensa demais, você aprende bastante se souber a língua. Sobre fotos, as minhas ficaram super mais ou menos por conta da baixa iluminação do lugar e em alguns lugares não podíamos tirar fotos, então a maioria das fotos daqui são da internet. =(
Preço: Muitas coisas são gratuitas no museu, apenas algumas exposições são pagas. Então é free.
Tempo de passeio: Pode se preparar pra uma boa tarde lá dentro se você estiver disposto.
Estação de metrô próxima: Tottenham Court Road / Holborn / Russell Square. Qualquer uma das três.
Fico um tempo fora e quando volto.. plau, olha essa mudança toda no blog
AMEI
As fotos ficaram lindas
@Clayci,
Hehehehe, obrigada!!!
Você viu que gracinha o blogroll?? =D
Fiquei maravilhada com a arquitetura desse lugar, amo museus. Um dia ainda conheço todos os museus do mundo 😉
@Michelle,
É bacana porque tem o velho e o novo, tudo junto =D Vale a pena =D
A historiadora aqui pira com esses museus divos. Sempre planejo minhas viagens de acordo com os museus que o lugar possui. Não vejo a hora de começar a viajar para além de SC, kkk.
Beijão!
@Grazy,
Acho que não damos muita importância em museus no Brasil. Depois que voltei comecei a ver com outros olhos =D