Tem gente que pode estar em um relacionamento abusivo, como a Jout Jout falou (e se você tá nessa cai fora miga), mas na maioria dos casos que vejo são coisinhas pequenas que vão desgastando ou causam brigas desnecessárias. As pessoas gostam de ler listas com dicas pra relacionamentos saudáveis ou até mesmo pra saber se o seu relacionamento é saudável mesmo, já eu acredito que se você é feliz e tem a liberdade de ser você, seu relacionamento é muito bom.
Não posso dizer que sou a rainha da sabedoria, mas estou com a mesma pessoinha há quase 12 anos. Ele foi meu segundo “ficante” e meu primeiro namorado, então acho que alguma coisa eu fiz certo. Não acho que precisaria ter passado por várias desilusões e sofrimentos pra entender sobre relacionamentos, mas vou contar aqui 10 coisas que aprendi nesses meus 12 anos de convívio.
#1 Nunca pense que você vai mudar a pessoa
Você tem que gostar dela como ela é. Não adianta achar que vai transformá-la em alguém mais romântico, ou mais atento, ou qualquer outra coisa, as pessoas são o que elas são.
#2 Converse sobre tudo
Além de namorado(a), amante, confidente, seu companheiro(a) tem que ser seu melhor amigo. Afinal, como vi uma vez em um filme, quanto mais velhinhos vocês forem ficando, mais vocês irão conversar, então a conversa sempre tem que ser boa. Importante: também é necessário saber ouvir o outro.
#3 Ciúmes não valem a pena
O maior motivo de brigas do universo de relacionamentos é esse pontinho aqui. O Izzy Nobre fez um vídeo maravilhoso sobre isso (tem um texto também) e concordo em tudo que ele diz. Então escuta isso e leva pra vida gente.
#4 Confiança é fundamental
Este item está diretamente ligado ao assunto de cima. Se a confiança acaba começa o ciúmes, começam as coisas bestas de olhar no celular, fuçar em e-mail e isso acaba com a vida. Eu mal tenho tempo de ver minhas coisas, como cuidar das coisas de outra pessoa? Aliás quem quer trair, trai de QUALQUER jeito e não importa como, então por isso não gaste seu tempo com isso.
#5 Saia da rotina
Já passamos por vários momentos aqui: colégio, faculdade, trabalho e agora uma casa juntos. Não importa qual fase seja, a gente sempre enjoa das mesmas coisas sendo feitas com repetição. Então sempre que der, saia dessa inércia. Coma algo diferente no meio da semana, mande uma mensagem no meio do expediente, qualquer coisa serve.
#6 Saiba pedir desculpas
Pode parecer besta, mas eu ainda tenho muito que aprender aqui. Sou orgulhosa demais e demoro pra pedir desculpas. Quanto mais errada sou, mais rápido peço, mas orgulho não te leva a lugar nenhum.
#7 1+1=2
Sabe aquela história de um completar o outro? Balela. Os dois tem que estar completos pra juntos fazerem um par que se soma e fica mais forte. Resumindo: antes de querer ter alguém, sinta-se bem consigo mesmo.
#8 Tenha tempo pra você
Principalmente quando se mora junto, acabamos fazendo tudo juntos, mas é importante ter o seu tempo com suas coisas e seus amigos. Por exemplo, eu gosto de desenhar e isso é apenas meu, já o noivo gosta de ver futebol. Fazer algo pra você faz parte e faz bem.
#9 Paciência é uma virtude
Nem todo dia estamos bem ou de bom humor e isso acontece com a outra pessoa também. Paciência nesses dias é um bem danado que temos que arrumar de algum lugar, pena que não vende na farmácia.
#10 O amor muda com o tempo
Quando conheci o hoje então noivo, sabia que ele era legal e eu achava que ama ele, mas ao longo de todos esses anos o sentimento foi se modificando e se transformando e acho que depois de um tempinho é que o amor aconteceu mesmo. Acabar? Nunca! Ele cresce que nem uma raiz no peito da gente e cada dia fica maior, mas cada dia entendemos ele de um jeito, o que é muito bacana. Acho que ele vai continuar crescendo e mudando por aqui, até quem sabe ficarmos velhinhos. Nosso lema sempre foi: que seja eterno enquanto dure e essa eternidade já tem mais de 11 anos.
E vocês? O que acham que faltou por aqui? Já aprenderam coisas diferentes?
O post “10 Coisas que aprendi com relacionamentos” é um oferecimento de Rotaroots, blogueiros de raiz.
Amo!!
Você é uma linda!
Adoro conhecer pessoas interessantes, sempre temos algo a aprender um com o outro, isso é o bom da vida!
Conheço um pouco mais sobre você a cada post e fico muito feliz em saber que você é a companheira de jornada do J.Manoel, porque eu adoro ele.
Passem um lindo dia dos namorados!!!!
@Val,
Obrigada Val! A recíproca é verdadeira =D
E continue acompanhando as coisinhas por aqui =D
Rotina é inevitável, tem que ter muito jogo de cintura para sair dela..
Aprendi muitoooo sobre ciúmes e melhorei bastante com isso, já tive um relacionamento abusivo que durou anos, e era muita possessividade… Pois é! Vivendo e aprendendo, adorei !!
Beijos
@Clay,
A gente vai aprendendo muito com o passar dos anos, né? É o natural da gente =D
Eu concordo com todos os pontos, mas o último é o que mais me toca. O amor muda mesmo, se a gente sozinho muda, imagina um relacionamento com outra pessoa que também sempre muda? E essa é a coisa mais valiosa. O amor muda, cresce e traz sempre alguma sensação incrível e que a gente nunca pensava que poderia sentir. <3
@Ana,
EXATAMENTE =D
Concordo com cada palavrinha tua aqui! Eu também to com a mesma pessoa há quase 11 anos, e ele foi meu segundo ficante e meu primeiro namorado! xD eu só sou um pouco mais velha do que tu, fui meio atrasada nessas questões haha… mas enfim, eu só acrescentaria um detalhe muito importante que tenho observado nos relacionamentos dos amigos e irmã: as pessoas estão “descartando” seus relacionamentos com muita fácilidade. Qualquer briguinha, já acham que não vão dar certo. Ou que pq brigaram muito durante um mês, vão viver assim pro resto da vida! ¬¬ o que eu já briguei com o namorado, não dá pra contar nem com, sei lá, dez mãos! uma coisa básica que as pessoas não estão vendo, é que em casa, nosso relacionamentos com pais e irmão também não é perfeito! o que dirá com uma pessoa de fora! acho que o segredo é não desistir. se a gente sabe que a outra pessoa é uma boa pessoa, tem coisas em comum, são intelectualmente compatíveis, então, não desista. Mas claro que isso também é uma questão de maturidade, né. : tem gente que não é maturo o suficiente para ficar num relacionamento duradouro…mas enfim, adorei o post! xD
@bia reys,
Acho que você falou tudo: maturidade. Tem gente que não tem e não adianta querer enfiar isso goela abaixo. E concordo que tudo é descartado com facilidade, será que é por conta do nosso modo de vida de hj? Quem vai saber né?
Adorei Chell! Concordo com tudo… Aqui estamos numa relação de quase 6 anos, e morando juntos a quase 3 e a cada dia que passa é algo novo a se aprender sobre estar juntos, sobre o amor e sobre viver com tranquilidade!
Felicidades pra vocês! ?
@Grazy,
Obrigada =D o mesmo pra vocês =D