Escultura feita pelo operário Antoine Décure.
Quando fomos pra Paris deixamos algumas coisas para descobrir por lá, e não é que a namorada do meu irmão deu uma dica super legal? As Catacumbas de Paris são um passeio pouco procurado por turistas, mas super diferente. Abaixo das ruas de Paris existem muitos túneis e passagens, alguns são mapeados, outros são descobertos de tempos em tempos. Em um desses você pode pagar um ingresso e ver pilhas e mais pilhas de ossos amontoados.
Um dos mais antigos cemitérios de Paris, o Cimetière des Saints-Innocents havia virado um problema enorme para a população da cidade. O cheiro era forte e doenças começavam a se alastrar por ali. Por isso em 1780 ele foi fechado e em 1785 uma parte dos túneis que já existiam na cidade foi destinada para o armazenamento desses restos mortais. Inicialmente eles eram apenas descartados lá, mas depois de algum tempo Héricart de Thury, o inspetor da Pedreira que fazia os túneis, resolveu arrumar os ossos em formas e paredes arrumadinhas, como vemos até hoje. São mais de 6 milhões de ossadas nas catacumbas e os túneis para visitação tem 2 km de extensão e ficam há uma profundidade de cinco andares.
Escada maluca.
Caveira do mau e caveiras do amor.
Mais ossos.
Minha cara de “gzuz quanto osso”.
Sobre o Passeio: Foi bem interessante e diferente descer os 130 degraus abaixo da terra! Ficamos abobalhados com a quantidade de ossos que existem por lá. O lado ruim é que a maioria dos textos é em francês, claro, mas não tem nada em inglês pra você se situar e nisso perdemos muita informação, mas não a diversão. Na saída, quando você sai das catacumbas, você vê uma lojinha cheia de coisas referentes a caveirinhas, foi onde comprei meu patch das catacumbas. Vale avisar que o trajeto tem 2 km e lá embaixo não tem saída de emergência e nem banheiros, então vá de barriga cheia e xixi feito.
Tempo de passeio: Uma hora de passeio subterrâneo.
Preço: €10.
Como chegar? Denfert-Rochereau, praticamente de frente!
Mais informações: http://www.catacombes.paris.fr/ | Informações do post do Aquele Lugar.
E quando você sente vontade de conhecer, mas acredita que na hora H não entraria? rs
@Clay,
Hahahahaa é demais! Merece ir.
Que sonho visitar as catacumbas! Tenho curiosidade desde as aulas de história da arte, minha professora vivia falando desse lugar, acho incrível. Ainda vou conhecer 😉
Bjs
@Lidiane,
É doido hehehe mto osso!
Acho as catacumbas de Paris um lugar muito curioso mas não consigo lidar com essa quantidade de ossos expostos. rs Não sei que passa na minha cabeça, mas ossos me dão uma aflição doida.
Aliás, já ouvi pessoas falando em não ir pela sensação de claustrofobia, mas sempre me senti tranquila nesse quesito. Porém confesso que senti um leve desconforto vendo como o teto é baixo nessa foto em que você aparece. HAHAHA
@Patthy,
Eu tenho problema com lugares fechados, de leve, mas na hora foi de boa =D
Taí um passeio que eu queria ter feito mas me assustei quando soube dos 2km debaixo da terra sem saída de emergência =/
Adorei as fotos! Não tinha noção de que era assim…
@Lívia,
Poxa, é rápido, você nem vê passar =D
Oi Michelli! Obrigada por colocar nosso Blog como fonte de pesquisa!
Adorei andar nas Catacumbas, foi um passeio bem diferente e até divertido, super indico!!!!
Um abraço
@Léli,
MAGINA! =D