Categorias: Variedades, Vida Real

Doação de Sangue

doar_sangue_1

E finalmente eu risquei mais um ítem da minha lista de coisas que eu queria fazer no ano: doei sangue!
Muito tranquilo, rapidinho, não dói nada e ainda sei que estou até 3 pessoas. Sim! Com sua doação você pode salvar até três vidas, não é legal?

Mas uma coisa me chamou muito a atenção. Quando você chega pra doar o sangue você responde algumas perguntas que vão servir pra saber se você pode doar ou não, como por exemplo se você fez tatuagem ou piercing (só pode doar depois de 1 ano se você fez), se passou por alguma cirurgia, colonoscopia ou endoscopia (tem que esperar até seis meses depois desses), se usou drogas, se teve vários parceiros sexuais, se teve Hepatite, e por aí vão as perguntas. Depois delas você recebe um termo de auto-exclusão, que é um termo em que você concorda em deixar seu sangue ser utilizado em transfusões ou então se você quer descartar a bolsa da doação. Perguntei pra moça que atendia o porque daquilo e ela me respondeu que muita gente vai lá sem poder doar, faz todo o procedimento e pede pra descartar a bolsa, tudo pra poder ganhar o atestado médico de um dia. Acreditam nisso?

doar_sangue_2

Reparei também que a maioria das pessoas que estavam alí estavam doando para pacientes específicos, o que não é ruim, mas doar apenas para ajudar alguém também é tão legal! Vi em uma pesquisa que apenas 1,8% das pessoas doam sangue no país, um índice tão baixinho e que não custa nada ajudar. O ideal seria ter 3% de doadores, nada extravagante.

Sempre quis fazer isso, mas o que sempre pegou foi a preguiça, não nego não. Então resolvi que eu era a única pessoa que podia mudar isso e fui. Além disso divulguei pra todo mundo da empresa que trabalho e consegui arrecadar mais uma doadora pra ir lá. Engraçado como as pessoas tem tanto medo disso. Bem, agora estou feliz por poder ter ajudado alguém.

Procure o hemocentro da sua cidade e doe também =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. Sabe que estou adiando minha doação há anos! Prometi doar 1x por ano e até agora nada… dia de semana não posso deixar de trabalhar e no fim de semana tenho tanto o que fazer… mas é uma atitude muito bonita poder ajudar alguém que vc nem sabe quem é.
    Parabéns.

  2. Está na minha lista também, só que como estou em tratamento medico nao sei se posso doar :/
    quando eu for conto pra você.
    Beijos

  3. Confesso que tenho vontade de doar e confesso também que não faça isso porque tenho medo. E quase desmaio quando tenho que tirar sangue, então imagina para doação… Um dia eu supero isso e vou ò-ov Eu já melhorei isso quando vou tirar sangue e tomar injeção, então um dia eu vou conseguir! ò-ov
    Acho super digno e bonito esse tipo de ação, então parabéns 😀
    Beijos! =**

  4. Michelli,

    nossa Doação de sangue é algo super importante. Um dos clientes que efetuo trabalhos frequentes sempre está envolvido em campanhas para o crescimento de doadores voluntários.

    É uma merda que eu viva sempre doente, então tô sempre gripada e nunca posso doar (antigamente era o peso, agora que passei dos 50 é a saúde =( ).

    Acho super importante e válido além do mais que a cada 1 doador, 3 pacientes podem ser ajudados.

    Bjus

    1. @Thais,

      Nossa minina, sempre doente? Tem que se cuidar 🙂 Tomar vacina, tomar vitaminas, praticar exercícios e comer direitinho. Mas te entendo, vivia sempre ruim também. Se cuida!!! E não desiste de doar!

      =D