Aproveitando o embalo do Carnaval, nada melhor que um pouco de samba por aqui. Embora eu seja mais do eletrônico, as vezes ouvimos um pouco dos outros gêneros musicais.


Bom, quando vi pela primeira vez esse título admito que fiquei muito curioso em relação ao que se tratava. O DVD conta com uma pequena coletânea de vídeos que tiveram as primeiras participações do personagem brasileiro Zé Carioca, extraídos dos filmes “Alô, Amigos!”, “Você já foi à Bahia?” e “Tempo de melodia”. Foram trabalhos resultantes das viagens das equipes da Disney pela América Latina. No que é bacana? Para o pessoal de hoje, que não conhece os filmes originais reparar nos detalhes, resultados, e toda aquela qualidade das produções de Walt Disney, numa época que não existia Photoshop, Flash, Premier e outros softwares gráficos e de edição que hoje são uma mão na roda. A riqueza em transformar objetos inanimados como instrumentos musicais, casas em personagens, além da interação entre desenho animado com pessoas reais.


Os cenários apresentados mostram um cuidado por parte da equipe de produção animada da época, onde mostram um Brasil bonito, que realmente daria vontade de ser visitado, ao contrário dos filmes de hoje que se limitam a exibir praias com mulheres de biquinis, favelas, violências e o próprio Carnaval (sob um ponto de vista mais sexual e vulgar), todo esse papo que sempre ouvimos. Fato que achei um pouco negativo, Zé Carioca em sua primeira aparição é representado por um personagem amigavel, bacana, mas que toma cachaça e fuma charuto, para depois nos quadrinhos nacionais se tornar um malandro que sempre quer comer feijoada fiado, fazendo falcatruas e outras peripécias. Enfim, nossas representações desde os anos 40 parece que sempre ficam no jeitinho brasileiro.
De qualquer forma, por se tratarem de trechos, você acaba ficando com aquela sensação de quero mais.

Fechando o dvd, temos dois clipes musicais inéditos  de “Aquarela do Brasil”, interpretada por Alexandre Pires e a inédita “Pagode na Disney”, por Arlindo Cruz. No Making of temos o produtor Alceu Maia comentando sobre sobre o cd de audio e o projeto, que foi encomendado pela Disney do Brasil, até que a idéia é bacana e você entende o porque da seleção dos cantores e grupos musicais, embora seus depoimentos sempre terminem com “A música na voz de fulano de tal ficou no seu esquema”, hehe.


O DVD é parte do pack que vem com o CD que contém temas dos clássicos Disney em versão samba, como “Aqui no Mar (Under the Sea)” – Diogo Noqueira (Pequena Sereia), “A Bela e a Fera” – Alcione e Sylvinha, “Que Eu Quero Mais é ser Rei” (I Just Can’t Wait to be King) – Exaltasamba (O Rei Leão), dentre outras das 14 faixas.

Seguindo a mesma idéia também temos “Disney Adventures in Jazz” e “Disney Adventures in Bossa Nova” – estes foram lançados apenas em cd de áudio. 🙂
E é isso minha gente, bom feriado para todos…!


Você também pode gostar desses

1 Comment on Disney Adventures in SAMBA (2010)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *