E hoje é dia de mais um lindo desenho de Hayao Miyazaki! “O Castelo Animado”.
Esta animação foi baseada no livro Howl’s Moving Castle, da escritora inglesa Diana Wynne Jones pelo Studio Ghibli em 2004 e foi mais um dos filmes a ganhar destaque, principalmente pela indicação ao Oscar de melhor animação em 2006 e chegou até a ser exibido nos cinemas brasileiros.
Em uma chapelaria trabalha Sophie, uma jovem rabugenta de 18 anos e sem nenhuma ambição na vida. Um dia ela resolve visitar sua irmã Lettie, que trabalha em um café e neste caminho encontra dois soldados, que começam a persegui-la. Ela foge e então surge um estranho que despista os soldados. Mas o estranho também estava sendo perseguido, e para escapar da perseguição, faz uma magia e leva Sophie com ele pelos céus.
Sophie encontra sua irmã e lhe conta o que aconteceu. Ela fica brava com Sophie dizendo que este estranho poderia ser o Mago Howl, famoso por devorar o coração de garotas e cujo castelo havia sido avistado perto da cidade. Ao retornar para a chapelaria a porta se abre misteriosamente e uma figura misteriosa começa a criticar a chapelaria, Sophie expulsa a mulher, mas ela se diz Bruxa das Terras Abandonadas e lança uma maldição sobre ela, mas Sophie nunca conseguirá falar sobre sua maldição para ninguém.
Sophie se olha no espelho e vê que foi transformada em uma velha, e desesperada parte de sua chapelaria sem que ninguém a veja. Ela parte para as Terras Abandonadas e encontra um espantalho vivo, a quem ela dá o nome de Cabeça de Nabo, e que a ajuda a encontrar um lugar para ficar, o Castelo de Howl. Lá ela conhece Calcifer, o demônio de fogo que faz o Castelo andar, e faz um pacto com ele. Se ela descobrir como libertar Calcifer do Castelo, ele quebrará a maldição que a Bruxa lançou sobre ela.
No Castelo vive Mark, o aprendiz de Howl, que logo se afeiçoa a Sophie, que fica no castelo como faxineira. Howl é egoísta, mesquinho e narcisista. E no meio de todas as confusões e dessa delícia de castelo, vamos sendo levados pra uma história que mostra valores como auto estima, sem exageros, preocupação e atenção com o próximo. Um dos primeiros que tive o prazer de assistir e que me fez apaixonar por Miyazaki.
Participe da promoção do Chocottone e concorra a um DVD desta animação!
CLIQUE AQUI E PARTICIPE!
Excelente filme para assistir! Ainda mais agora que teremos feriado. =D
Outro otima obra de Miyazaki