Categorias: Resenhas

Redline (2009/2010)

Ohayoo!

É isso, agora é para valer. Formatura realizada, faculdade concluída e vida nova pela frente! Desculpem a ausência nas duas últimas semanas, foi muita correria entre a entrada no emprego novo e a finalização na edição dos vídeos exibidos na colação. Pelo menos volto, aqui no Chocottone, com essa produção ímpar para ser comentada: “Redline”.


Primeiramente, vamos esclarecer uma questão de datas… O filme teve sua primeira exibição durante o Locarno Film Festival (na Suíça), em 14 de agosto de 2009, contudo, só entrou em circuito aberto em 6 de Outubro de 2010 (no Japão). Então, devido a isso, podem ser encontrados alguns artigos com ambos os anos. Os dvd e blu-ray comercializados, tem sua copyright datados de 2010, mas informações do filme podem ser encontradas com a data do ano anterior, por exemplo. Enfim…


Para os fãs de automobilísmo, Hot Wheels, Speed Racer, Corrida Maluca, sci-fi… O filme cai como uma luva tranquilamente. E para os que não curtem, digamos assim, não significa que não irão aproveitar. O filme abre com a sequência final da corrida da Linha Amarela, onde os vitoriosos poderão competir na mais ousada de todas, que a tal da Linha Vermelha. Em outra palavras, quem ganhar vai pra Libertadores, hehe!


Somos apresentado a um futuro distante, onde corridas intergaláticas ocorrem comumente. São raros os veículos que correm sobre RODAS e participam dos eventos. O filme começa com os instantes finais da corrida da Linha Amarela, onde os finalistas terão a chance de participar da lendária corrida, que acontece a cada 5 anos, a Linha Vermelha. Na liderança aparece Soneshee McLaren (conhecida como “Cherry Boy Hunter”), seu veículo de corrida possui apetrechos que convertem num tipo de lancha, tanto que é chamado de Caranguejo Soneshee. Na verdade, esse é um dos detalhes – além das corridas em si – que são bacanas: as características particulares do veículos de corrida.


JP – O Suave, nos instantes finais vira o jogo e assumi a liderança da prova, porém, se tratando de uma corrida arranjada, ele acaba sendo sabotado pelo seu próprio mecânico, que explode um dos pneus do TransAm (um dos poucos veículos de corrida, que realmente parece com um carro). Contudo, sabendo de onde será a Redline dessa vez, no planeta Robômundo, outros competidores desistiram, logo, JP acaba sendo um dos indicados e consegue a chance de participar do espetáculo.


Robômundo é um planeta militar, o qual seu soberando não ficou nem um pouco satisfeito com a situação devido as preocupações de exporem segredos militares, durante as transmissões para o universo inteiro. Desse modo, fazendo o possível para impedir que a corrida aconteça.


Para voltar a corrida em grande estilo, JP recorre a um velho camarada – de 4 braços – para que ele e Frisbee (o mecânico), consertem o TransAm, e o deixem ainda mais possante. A trama se desenrola entre esses desentimentos dos mecânicos, e JP tentando se aproximar de Soneshee, e tentarem vencer os demais competidores, dentre eles o campeão MachineHead – que literalmente se conecta com seu veículo. A corrida final é com certeza empolgante, para dizer o mínimo e compensa todo o dislumbre visual ao longo de pouco mais de 1 hora e meia.



“Redline” é uma produção da – já mencionada por aqui – Madhouse, que foi responsavél por High School of the Dead, A Garota que Conquistou o Tempo e Sakura Card Captors (para citarmos apenas alguns exemplos). Sua produção despendeu 7 anos de trabalho, desde concepts e finalização, gerando mais de 100 mil desenhos a mão.




Consequência disso, é um filme com uma qualidade visual absurda, de tamanha quantidade de detalhes e colorização impecável. Contudo, não chego a dar uma pontuação máxima, pois o roteiro é legal, mas não possuí nada de excepcional. Tudo gira em torno da grande corrida da Linha Vermelha, que – dada as devidas proporções – lembrou um pouco “Dias de Trovão”, porque o bacana eram as corridas, o resto é resto, hehe.


De qualquer maneira, mesmo não tendo previsão de distribuição no Brasil, é um filme que pretendo ter em blu-disc para reassisti-lo em FULL HD, e curtir a trilha sonora que é muito bonita e empolgante, principalmente a “Redline Day”.

Por hora é isso. Vamos que vamos que o final de semana esta aí, bom divertimento para todos.

Ateh! o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *