
Eu conheci a ENKB por um amigo da faculdade e ex-colega de trabalho (oi Dé) que levou algumas peças para a galera da agência dar uma olhada. De cara achei as roupas super diferentes e algumas até bem ousadas para o público masculino, o que me chamou super a atenção.
A criadora da marca é a Mell Barbosa, por acaso namorada do meu amigo, por isso consegui algumas palavrinhas dela pra poder compartilhar um pouco mais da marca com vocês, principalmente sobre o desafio de criar algo seu.
Como surgiu a ENKB?
“Sempre pensei em ter uma marca de moda masculina, tenho irmãos e primos, e sempre fui cercada por este mundo, mas também via que não tinha muita variedade no mercado pra eles como temos na moda feminina. Percebi a necessidade de uma moda masculina bacana e descolada, diferente do que encontrávamos e em 2010 lançamos a primeira coleção da ENKB. É uma moda masculina desenvolvida por um olhar feminino, como uma mulher gostaria que um cara se vestisse, com um olhar mais ousado também.”

Quais os maiores desafios de se ter um negócio deste?
“Mão de obra qualificada para produção menor, desenvolvimento e produção, pois a marca presa por qualidade e buscamos uma igual a de marcas grandes e este é um desfio que a gente se propõe a competir com eles. Falta de incentivo do governo com impostos absurdos, o governo não ajuda nem grandes marcas, então as pequenas menos ainda. A moda masculina é menos consumida, mas estudos mostram que ela cresce mais que a feminina, o que pra mim é bom, pois homens tendem a ser mais fiéis as marcas. Funcionários que acreditam no seu propósito. Pontos de vendas, lojistas que acreditam na marca. Tudo é um desafio.”
Qual a vantagem de ter o próprio negócio?
“Ter produtos originais e exclusivos. Geralmente em grandes marcas o pessoal é quase obrigado a copiar. Posso fazer um produto do jeito que eu gosto e do jeito que acredito. Eu faço muitos eventos culturais então tenho contato direto com meu consumidor, posso fazer um produto bem direcionado e bem assertivo e tenho feedback direto do meu cliente. O mais importante é ter essa liberdade de desenvolvimento de criação, fazer uma coisa que você acredita que te estimula a todo dia quando você acorda de manhã ir poder trabalhar. Como diz aquela frase: ‘Quando você gosta do que faz, você nunca terá que trabalhar na sua vida.'”

Empreender não é fácil, mas tem muita mulher mandando bem por ai, né não? Se você quer presentear ou comprar algo da ENKB é só visitar a loja on-line. Se por acaso você morar em São Paulo, visite também a loja física que fica na Avenida José Maria Fernandes, nº 886 no Parque Novo Mundo.
Siga a ENKB: Facebook | Instagram
As roupas parecem super diferentes, amei o estilo e acho super legal ver esses pequenos negócios dando certo.
Beijos
Mari
http://www.pequenosretalhos.com
Valeu pelo comentário Mari, e feliz que gostou da dica =D
Post útil e legal demais. Já to mandando o Link p/ um amigo que tá criando uma marca de camisetas 😉
Opa =D
Lindas, lindas as roupas! Vejo meu primo usando essa camisa de coqueirinhos. Parabéns para a Mell! Comecei a elaborar meu plano de negócios agora e posso imaginar a dureza do caminho.
Empreender nunca é fácil =D
Mas a dica sempre é essa: NÃO DESISTA =D
Amo os pequeno negócio que vc indica por aqui Chell! Ainda mais por ver a mulherada empreendendo cada vez mais <3
As peças da loja da Mell são super bacana pena que não fazem o estilo do noivo :/
Beijão
Same problem here. Hahahaha
Noivo é muito engenheiro e só usa jeans e polo, ou bermuda preta e camiseta de rock… osso colocar estilo aqui hahahaha