Começar a desenhar, como faz?

Escrita com brush pen: como começar a desenhar?

Quando se é criança é unanimidade que todos desenham. Os pais entregam uma caneta e uma folha na mão e deixam a gente lá criando sem ver o tempo passar, afinal, quem nunca fez bonequinhos de palito? Acontece que algumas pessoas não perdem o hábito e dali começam a desenvolver mais as habilidades, enquanto outros mudam os seus passatempos. É esta curva que diferencia as pessoas que desenham melhor das outras, o tempo que elas dedicam ao seu hobby/estudo.

Muita gente comenta nos posts do blog ou nas minhas redes sociais quando posto desenhos e falam que gostariam de começar a desenhar e alguns dizem que não sabem por onde começar. Então se você quer começar a se dedicar a esta arte, resolvi fazer um post bonitinho contando como você pode fazer isso.

Como aprender a fazer desenhos: foto de estudos de cabeça.

1. Por que desenhar?

Eu desenho sempre pra me sentir bem. Desenho porque isso me acalma e porque amo poder dar vida a coisas que estão na minha mente. É lindo olhar para uma folha de papel e ver algo que você criou. Algumas pessoas querem trabalhar com desenho, outras apenas querem ter isso como um escape, uma terapia.

Estes fatores podem influenciar na quantidade de horas que você quer/tem que se dedicar. Eu me obrigo a desenhar mesmo em dias ruins, pois sei que preciso me dedicar bastante para melhorar meus traços e poder trabalhar com isso. Se isso é mais um hobby a coisa fica mais leve e ele pode concorrer com outras coisas como jogar vídeo game, assistir séries, bordar etc, e acabar se perdendo em outras coisas que a pessoa gosta mais de fazer.

2. O Básico

Sem um material para desenhar nada começa. Não tem que ser nada caro! Folhas, lápis e borracha são o suficiente para você poder começar a dar vida aos seus traços. Claro que tem gente que desenha com café, geleia e até sujeira, mas pra sair do zero, nada melhor que o simples.

Para completar, ache um lugar e uma posição que você se sinta confortável para ficar. Isso varia de pessoa para pessoa. Eu adorava desenhar sentada no chão com as folhas por cima da cama.

2.1. Fazendo aulas

Se você acha que ter um professor vai te ajudar mais, procure escolas de arte pela sua cidade ou pessoas que dêem aulas particulares. Esta opção é a que você terá de desembolsar algum dinheiro para aprender. Na escola vão te ensinar desde o início e vão sempre te impulsionar para desenhar.

Aqui na minha cidade, São José dos Campos, existe a escola Kinoene Arts, onde fiz mais de um ano de aulas de desenho. É super legal ter alguém que te cobra e sabe os exercícios que tem que te passar e ainda dá críticas construtivas sobre seus desenhos, então pode ser uma opção bem válida.

2.2. Aprendendo sozinho

Se você tá sem grana e quer começar mesmo assim, existem canais na internet que podem te ajudar muito, como o Cantinho dos Arteiros, da Dai Oliveira. Ela mostra como desenhar coisas mais simples e você pode começar por ai, para pegar mais segurança nos traços.

Agora se você já tem algum domínio e quer começar a estudar técnicas, acho que a melhor opção pra você começar a estudar é começar pelo básico: os fundamentos. Valores (contraste), perspectiva, composição etc. O livro “How to Draw” (Scott Robertson e Thomas Bertling) é um dos queridinhos para planos, formas e objetos, junto com o “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro” (Betty Edwards).

Depois você pode começar a praticar o básico de iluminação, anatomia e desenho gestual, para soltar a mão e dar mais movimento e expressão para suas criações. Tem muitos canais no YouTube que podem te ajudar nestas tarefas, bem como grupos de artistas que sempre dão ideias e dicas, como o Bate Papo Ilustrado.

Conforme você começar a estudar você vai saber quais seus pontos fortes e pontos fracos e vai saber onde investir maior tempo de estudo.

3. Saber inglês vai te ajudar muito.
A maioria dos canais mais famosos que me indicam de artistas que ensinam coisas gratuitamente na internet são em inglês. Saber inglês vai te ajudar a ter acesso a mais informações e materiais de estudo. Temos muita coisa em português sim, mas saber esta segunda língua pode te abrir acesso a informações ótimas.

4. DESENHE!
As dicas mais importante pra você que quer começar a desenhar e quer melhorar a qualidade do seu trabalho são essas: desenhe e divirta-se! Roubei elas das aulas de Stephen Silver que fiz no Schoolism, uma escola on-line de ilustração, mas que mais pra frente farei um post completinho pra vocês.

Não tem muito segredo pra melhorar seus trabalhos, desenhar sempre, todos os dias, nem que seja por 30 minutos, já vai te ajudar demais. As dicas de Stephen ainda eram a de preencher 3 folhas de desenhos todos os dias. Que tal começar com este desafio?

Ficou alguma dúvida? Alguma consideração? Comente e me deixe saber =D

Você também pode gostar desses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *