Continuando nossa viagem, hoje vamos entender a bruxaria nos tempos modernos e celebrações.

Paganismo e Bruxaria

Do latim “paganus”: literalmente, “homem do campo”, “camponês” ou “aldeão”. Cultuam a natureza e são isentos das leis de religiões, também não são ateus. Não são satanistas!. Muita gente acha que pagãos são satanistas, e isto é um erro grande e repleto de preconceito. Nos sites que procurei explicam que o demônio é uma crença da Igreja Católica e de outras correntes do Cristianismo, ou seja, se não acreditam em demônio, não há como cultuá-lo.

O paganismo tem várias vertentes, como o Druidismo e o Asatru, e assim é a Bruxaria, que tem Wicca como uma de suas vertentes. Quem pratica esta crença sempre leva em consideração a Lei Tríplice, que diz que tudo que se deseja ao próximo, volta três vezes à quem deseja, por isso devemos gerar bons pensamentos e fazer todas as coisas sempre para o bem de todos os envolvidos.Homens e mulheres são tratados como iguais, porém a mulher sempre é enfocada, já que dela provém toda a vida. Acho bem interessante esta visão do mundo do lado matriarcal, que viemos de uma mãe e a ela devemos servir.

Celebrações

Quem segue a bruxaria também tem rituais e celebrações, que se chamam Sabbats. Os Sabbats são antigos rituais que celebram a passagem do ano de acordo com as estações do ano, épocas de colheita e lactação de animais, e a celebração de cada Sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite aos bruxos permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza. Os quatro principais são chamados de Imbolc (Candlemas), Beltane, Lammas (Lughnassad) e Samhain. Os quatro menores são Ostara (Equinócio de Primavera), Litha (Solstício de Verão), Mabon (Equinócio do Outono) e Yule (Solstício de Inverno). Um deles é bem conhecido por todos nós e está mais presente do que imaginamos. O Samhain marca a passagem do ano celta e início do inverno (no caso no hemisfério norte) e acreditava-se que esta época as almas retornavam para casa para visitar os familiares, buscar alimento e se aquecerem-se. Daí surgiu o tão famoso Halloween, quando as pessoas colocavam suas Jack O’Lanterns para espantar os espíritos ruins.

Você também pode gostar desses

9 Comments on Paganismo e Bruxaria

  1. Esses post estão me dando medo. Porem são bons, seria legal citar uns filmes de bruxas pro povo arrepiar os cabelos neste mês!!Eu acredito que o filme mais sério de bruxa é “As Bruxas de Blair”.
    Beijos!

  2. Quando eu era adolescente, idade que tudo é interessante e a pessoa é rebelde, eu conheci um grupo que era Wicca!
    Dai fiquei na cabeça que eu tb queria ser Wicca, saí pesquisando na internet, em livros, mas vi que é uma religião(?) muito liberal, naturalista e meio ripie, po assim dizer. A onda passou, perdi o contato com o pessoal e deixei minha vontade de ser uma wiccan de lado.

    Há pouco mais de um mês recebi um e-mail dizendo que um dos meninos ia ser pai, a esposa dele tem até um Blog. entrei para dar uma olhada e fiquei pasma com as coisas…
    Acho que é surreal de mais, eles levam tudo muito a sério, e confesso que ri! Fiquei meio preconceituosa quanto a religiosidade wiccan deles! Mas respeito… =p

    Um fato curioso, é que na época, um dos meninos do grupo casou com uma das meninas, eles fizeram uma cerimônia na Floresta da Tijuca, aqui no RJ, aonde todos deviam estar nus! O_o
    Eu não fui… fiquei sabendo depois…

    Beijos

    • Tenho amigas wiccas e bruxas, mas nenhuma é tão bitolada rsss
      Maníaco religioso tem em todo lugar, e até as religiões pagãs tem! *rs*

  3. Ola Michelli tudo bom gostei do seu blog achei interessante … eu sou a 16 anos tive conhecimentos aos 15 anos de idade ..sigo uma tradição muito antiga datada de mais de trezentos anos em minha familia fui inicia do pela minha avo e tias que ja estão falecidas ..a tradição segre algumas regras e a principal é amar a natureza a si mesmo e ao proximo sempre ..respeitando tudo … deveria divulgar a bruxaria não como religião, mas como filosofia de vida a qual respeita o livre arbitreo …um grande beijo e parabens pelo blog
    ass: JGH

    • @James Gabriel Henrique A F,

      Olá moço!
      Super legal seu comentário! O que acho legal da bruxaria é o respeito com as coisas vivas, acho que se o mundo todo tivesse esse conhecimento, estaríamos melhores ^.^

      =*

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *