Frutas diferentes

UMBU

O umbu é uma fruta pequenininha, que vem da umbuzeira, e é mais comum no nordeste do país. O umbuzeiro é a “árvore sagrada do sertão”, que se presta a exploração extrativa de seus frutos por famílias de pequenos produtores das áreas rurais da região.

Muito rico em vitamina C e com característico sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geléias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar.

CAJÁ

É originária das Ilhas da Sociedade, foi introduzida na Jamaica em 1872, chegando ao Brasil, provavelmente, a partir de Caiena, encontrando-se disseminada nos estados do nordeste.

A árvore pode atingir 20 m de altura. O fruto tem casca amarelo-ouro e quando maduros apresentam polpa agridoce e ácida. Podem ser consumidos ao natural ou utilizado para confecção de sucos, geléias e compotas. Mas olha que o suco é uma delícia!!

AGAVE

Agave é um genero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. Há mais de 150 espécies, e cultivadas para diferentes coisas, como a Agave sisalana, utilizada na produção de sisal, a Agave tequilana, para a produção de tequila, e a Agave americana e Agave attenuata para fins ornamentais.

LICHIA

A Lichia é a fruta nacional da China, sua árvore pode chegar à 12m de altura e tem grande longevidade. Sua colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.

A lichia também é uma fonte abundante de vitamina C, e eu sou completamente viciada. Acho o gosto bem forte, comparado com outras frutas nacionais, mas deliciosa!

PITAYA

Nativa da América, da Martinica ou Colômbia. Está distribuída por vários países americanos nos trópicos e subtrópicos, sendo comum no México. É uma planta já cultivada pelos Maias. O seu nome principal significa fruta escamosa.

Seu consumo pode ser da polpa do fruto ao natural, como refresco, geléias e doces e também é utilizada em medicina caseira, como tônico cardíaco. As sementes têm efeito laxante. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.

Comprei com a mamãe na feira sábado passado, e olha que a fruta é grande e boazuda! Lembra um kiwi, mas multiplicado por quatro no tamanho. Gostosinha demais ela!

13 Comments on Frutas diferentes

  1. Nossa, umbú eu A-MO. Minha tia sabe fazer uma umbuzada deliciosa! *-*
    e cajá eu gosto do gosto adocicado que é uma maravilha!
    as outras eu nem conheço xD

  2. De tdas essas eu só comi a Lixiar, que tem gosto parecido com o de uva. Essa última toda rosa é bem bonitona! xD

  3. Oi Mi! Bom, dessas frutas “estranhas” q vc cita, só não conhecia a Agave e a pitaya só conheço de nome (por causa da Colheita Feliz lá do Orkut ^^) e de todas elas a que eu mais gosto é a lichia, bem geladinha, é deliciosa *.*
    Beijos, boa semana =*

  4. O umbu e o cajá já são velhos conhecidos meus, kkkkk, inclusive ta na época, hoje mesmo foi suco de umbu aqui em casa, adoooro!
    E cajá sempre é bom, o suco, o sorvete, é uma verdadeira delícia.
    A lichia eu ainda ouvi falar mas outros dois, Agave e Pitaya né? nunca nem ouvi falar na minha vida xD

    Beijos :*

  5. Eu adoro Lichia! Comer essa frutinha geladinha é delicié!
    Pitanga eu já nunca comi, só tenho creme hidratante de Pitanga da Mahogany.

    Gostei dessa postagem, mostrou várias frutas que nunca tinha visto!

    Beijos!

  6. Conhecia de nome a maioria, aqui no Rio tem umas lanchonetes que fazem suco da porra toda e semppre tem essas frutas doidas!!!

    Caja ja provei! =p

    Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *