Categorias: Variedades

Escolhendo um imóvel para chamar de seu

Comprar um imóvel e escolher um canto pra chamar de seu é ótimo, mas dá um belo de um trabalho quando você resolve começar a procurar. Eu e o noivo estávamos procurando um cantinho desde outubro do ano passado, quase compramos alguns apartamentos e a cada coisa errada a gente se chateava, mas sempre tinha firme que na hora que fosse pra ser nosso, ele seria. Ia bater aquela coisa do comercial do carro sabe? A gente ia olhar um pro outro e dizer: “é esse”. E não é que foi assim?

Por conta das experiências que tivemos resolvi fazer um pequeno guia com algumas dicas que você deve levar em consideração e observar na hora que for comprar um imóvel. Você pode usar algumas delas no caso de locação também, então vamos lá:

comprar um imovel

Localização

A primeira coisa que decidimos foi que queríamos continuar na mesma região que já morávamos. A gente adora morar por aqui, continuaríamos perto do kung fu e eu poderia resolver coisas a pé nos dias que o noivo viaja e eu fico sozinha. Caso precisasse eu contaria com ônibus de fácil acesso, ponto perto e tudo mais.

Vale lembrar que a localização influencia diretamente no preço dos imóveis, bem como no valor dos aluguéis.

O que olhar? Qual tipo de comércio tem por perto, pontos de ônibus, vias de acesso e vizinhança. É bom saber se tem escola, canil, coisas do tipo se você for morar numa casa por exemplo e você quiser um lugar silencioso, ou se você tem crianças é legal saber se existem creches e escolas boas por perto, tudo vai depender do que você busca.

comprar um imovel

Acabamento

Pode parecer besteira, mas é cada coisa que a gente acha quando começa a pesquisar. Algumas das coisas que eu olhava muito nos apartamentos que víamos era a altura do teto. Alguns apartamentos eram tão baixos que o noivo se esticava e conseguia tocar o teto. Eu e o noivo não somos pessoas muito altas, mas eu com meu 1,70 m e ele com o 1,82 m de altura não achamos legal apartamentos baixos demais.

Em um apartamento que achamos até legal, desistimos de qualquer coisa depois de ver que o condomínio era todo largado e desleixado: grades quebradas, churrasqueira faltando pedaço, pinturas antigas e descascadas em toda a área externa, bem zoadinho, importante ver pois isso em algum momento é cobrado no condomínio.

O que olhar? Qualidade das portas e janelas, altura do teto (os banheiros tendem a ser mais baixos que o resto), pisos, azulejos da cozinha e banheiro (eu olhava se era até a metade da parede ou até o teto, que é melhor de acordo com as coisas que mamãe ensinou), acabamento externo do prédio/casa e áreas externas.

foto_2

Acessibilidade

Eu e o noivo moramos longe de toda a nossa família, mas vira e mexe alguém vem nos visitar. Pensando nisso eu tinha a regra de: ou é térreo ou tem que ter elevador. Prédios com mais de 3/4 andares tem que ter elevador, mas por conta disso eles acabam sendo mais caros, assim como o condomínio.

Deixamos várias opções pra trás por não terem elevador, pois avós e tias não teriam como nos visitar e subir lances de escada. Fora que a mudança fica mais cara se o pessoal tem que subir escada, sabia?

O que olhar? Acesso para garagem e entrada do prédio, lances de escada e elevadores.

por-do-sol

Posição do Sol

Você está comprando uma casa que vai ser sua, você vai pagar ela por sei lá quantas décadas as parcelas e vai viver por ali no mínimo uns 10 anos, então uma coisa que precisa ser olhada é onde o Sol bate.

Aqui em casa ele começa o dia pegando na cozinha e no escritório e termina na nossa varanda proporcionando um espetáculo diário, como vocês podem ver na foto. No que isso implica? Humidade nas paredes, roupas secas em menos tempo e luminosidade ($ conta de luz mais barata $).

O que olhar? Onde o Sol se põe e se levanta.

comprar um imovel

O “feeling”

Você pode olhar tudo, luz, acabamento e o que mais for, mas tem que rolar aquela química com o lugar. É engraçado, mas isso realmente acontece. A gente tentou comprar dois antes, tínhamos gostado? Sim, mas nada comparado ao que realmente moramos hoje, foi tipo um estalo na nossa cabeça. Então leve em consideração o sentimento que o lugar te passa, já que você vai morar lá né?

Quero fazer um outro post mais pra frente com detalhes mais técnicos de documentação, mas quero saber se vocês gostaram e se querem saber mais sobre isso, então comentem e perguntem o que mais posso ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Ótimos pontos você levantou!
    Prestamos muito atenção nisso quando compramos nosso apê… Só que, por termos comprado na planta, ele demorou 3 anos para ficar pronto e agora não temos mais nenhum interesse em morar nele 🙁
    Resultado: voltamos a etapa de buscas novamente hihihi!!!

    1. Eitha, hahaha
      Aqui a gente não tinha como comprar na planta pois já morávamos de aluguel, ai tinha que ser pronto mesmo hehehe.
      Boa sorte na procure, sei como é demorada e complicada.

  2. Eu tô tão, tão feliz que vocês conseguiram o apê.
    Estou louca para ir conhecer!
    E quero ver mais posts aqui disso. Adoro quando falam de casa nova, dicas, decoração, principalmente agora, que também irei me mudar <3
    bjsssss

  3. Parabéns pelo Ap e pelo post, acho que alguns desses pontos a gente até pensa sobre, mas é tão complicado esses processos que acabamos deixando de lado.
    Já salvei aqui pra quando chegar a minha vez 🙂

    1. Obrigada Moça!
      As vezes a gente deixa uma coisa ou outra de lado, quando gostamos muito de outra opção, é normal, mas eu fiquei tentando achar o que cabia no bolso e tinha os requisitos rsss

  4. Ótimas Dicas Chell! São tantos detalhes que nunca ia imaginar que fosse contar, como a altura do teto por exemplo! Achei ótimo! Agora quero tour e diário da decoração <3
    Beijão