Como todos sabem hoje é dia da mulher. PARABÉNS MULHERES! E pra comemorar a data teremos uma semana em série especial só com mulheres que fizeram a diferença.

Pra começar bem, escolhi a Rainha Elizabeth I, conhecida como “Rainha Virgem”, por nunca ter se casado ou deixado herdeiros. No reinado dela a Inglaterra se tornou a maior potência da Europa, e por isso este período é conhecido como “Era de Ouro” inglesa. Foi o mais próspero governo da dinastia Thudor.

Beth, para os íntimos, hehe, nasceu dia 7 de setembro de 1533 em Greenwich, filha de Ana Bolena e Henrique VIII, ficou conhecida como “Isabel, A Rainha Virgem” , apesar de seu famoso caso com o conde Robert Dudley. Como não tinha herdeiros, Elizabeth teve de reconhecer como herdeiro do trono Jaime VI da Escócia, filho de Mary Stuart, sua prima e rival a rainha deposta da escócia, a quem Elizabeth havia mandado decapitar 16 anos antes.

Governando um país dividido por questões religiosas a rainha soube valorizar o conteúdo calvinista da Igreja Anglicana para manter os nobres sob seu poder e obter o apoio da burguesia, predominantemente calvinista.

O reinado de Elizabeth unificou a Inglaterra ao dominar a nobreza e afastar a Igreja do governo. Ao derrotar a Invencível Armada Espanhola, em 1588, Elizabeth abriu de vez o caminho para a Inglaterra se tornar a maior potência colonizadora do Novo Mundo.

Sob o reinado de Elizabeth I floresceram também as artes e a cultura. Foi nessa época que surgiram escritores como Sir William Shakespeare, Christopher Marlowe e Ben Johnson.

“Um tolo acautela-se tarde demais, quando todo o perigo é passado.”
(Rainha Elizabeth I, da Inglaterra )

O filme A Outra, conta a história da mãe de Elizabeth, Ana Bolena, e é super interessante, além de conter figurinos maravilhosos. Já “Elizabeth, a Era de Ouro” mostra a vitória sobre a Armada Espanhola. Filmes ótimos e muito bons de se assistir.

Fonte: Info Escola

Você também pode gostar desses

6 Comments on Rainha Elizabeth I – Força Feminina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *