Categorias: Ilustrações, Vida Real

Você é Foda

Caso você se esqueça, você é foda!

Once Upon a Time

Esta semana que passou eu tive que resolver alguns problemas aqui no blog, resolvi links que não existem mais e várias imagens que eu hospedava no Photobucket ficaram quebradas e tive que baixar todas, uma a uma, pra poder arrumar. Estou fazendo isso aos poucos, pois são mais de mil imagens em posts diversos e vai levar um tempo, mas saibam que estou arrumando. Acontece que com isso eu tive o prazer de reler alguns posts mais antigos e rever meus desenhos antigos.

Quem acompanha o blog desde meus tempos de adolescente ou desde a época da faculdade, deve se lembrar de um projeto que se chamava Caderninho de Quinta. Ele funcionava assim: toda quinta-feira eu deveria postar um desenho feito por mim, assim eu me obrigava a desenhar pelo menos uma vez por semana. Comecei com isso em 2009 e levei até 2014 e vou contar pra vocês, esta experiência me trouxe muitas recordações lindas, além de perceber como mudei de opinião em várias coisas, mas o principal mesmo foi ver minha evolução no desenho.

First Things First

Nos primeiros que vi eu já falei: “GZUZ! Como eu tinha coragem e postar isso?”, e a cada nova descoberta, uma exclamação. Na época eu achava eles bem ruizinhos já (aliás, achar trabalho próprio ruim é minha especialidade, já contei?), mas hoje eu vejo como eram bem fracos.

No começo eles eram feitos no meu caderno da faculdade no meio das aulas ou no meu caderninho que ganhei na época e ia comigo pra todo lugar. Eu não estudava anatomia nem nada, era desenhar por desenhar. Depois comprei uma mesa gráfica e comecei a me arriscar em alguns desenhos digitais – arriscar mesmo porque vix! – e até algumas pinturas. Os últimos desenhos do projeto já tinham mais exercícios do curso de desenho que fiz aqui em São José dos Campos que comecei logo quando vim pra cá, mas nem por isso eram melhores dos que eu consigo fazer hoje.

Eu comecei a estudar mais seriamente desenho e aquarela depois do workshop da Sabrina Eras em 2013 – sim, ela mesma – foi um momento de catarse pra mim, onde descobri que dava pra viver de ilustração de alguma maneira, conheci pessoas que gostavam disso assim como eu e me senti animada pra fazer melhor algo que eu já amava fazer.

Nem tudo são flores

Acontece que nem sempre eu consigo me manter bem o suficiente para me manter focada nos estudos. Este ano comecei muito bem fazendo vários cursos do Schoolism , me dedicando pelo menos 2/3 horas diárias para os desenhos, pelo menos 22 dias por mês, mas algo acontece e minha energia vai caindo, o habit tracker começa a ser esquecido e quando vejo me perdi de novo. Isso acontece em várias coisas na minha vida, mas o desenho é algo que sempre volto. SEMPRE. Por isso continuo insistindo e pelo visto tá dando certo.

Até Pokemons Evoluem

Depois de rever tanta coisa mais antiga, trabalhos de quase 10 anos atrás eu pude ter uma visão REAL da minha evolução. Já falei por diversas vezes aqui do livro Perfect Bait do Bobby Chiu no qual ele fala sobre você não se comparar com mais ninguém, apenas com você. É algo complicado, a todo momento a gente está se julgando, mas depois de rever meus desenhos antigos, senti que precisava disso e fiz um antes e depois: escolhi dois desenhos mais antigos e refiz eles com o meu traço e conhecimento de hoje, e vejam só como a coisa está diferente:


Post antigo.


Post antigo.

Ainda vejo muito onde melhorar, mas o movimento, a pose, a composição a noção de corpo melhorou de um tanto que eu fiquei muito feliz com o resultado. Deu pra ver como estou aprimorando dia a dia minhas habilidades e como continuar insistindo no desenho está me fazendo melhorar mesmo.

Na faculdade eu comprei umas aquarelas da Pentel porque queria começar a pintar, mas não tinha informação de nada e esta foi minha primeira vez que resolvi aprontar com a tinta, em 2010:

Minha primeira aquarela, se é que se pode chamar disso, em 2010

Eu não acho que eu deveria ser presa pela “polícia das artes”, a coisa está terrivelmente macabra, mas se não fosse este começo eu nunca teria chegado onde estou hoje, que pode não ser o maior patamar do mundo, mas cada degrau aqui tem que ter sua importância. Depois do curso da Sá em 2013 eu me arriscava mais com materiais e papéis corretos e veja a evolução pro ano de 2014:

Aquarela de pássaro feria em 2014

Você É Foda!

Como diriam algumas pessoas: “me perdoem o “francês”, mas vira e mexe a gente se esquece de quanto a gente sonha com algo, de quanto a gente estuda e investe em algumas coisas, esse recado é pra mim e pra todo mundo que lê este post e que pode se sentir meio na bad de vez em quando: VOCÊ É FODA.

Por mais que as vezes a coisa não corra como queremos, que a gente ache que nunca vai conseguir, a gente é foda por continuar, por insistir e por acreditar. A gente as vezes apoia tanta gente e esquece de se apoiar, então fica aqui meu recado pra gente ser menos mal com a gente mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 comentários

  1. Ah, é tão bom rever o passado com olhos gentis e sem julgamentos, né? O que você fez foi exatamente isso! É muito legal poder revisitar coisas que fizemos lá trás e poder ver nosso próprio crescimento e evolução. Continue fazendo isso porque é inspirador! Pra gente e pra você mesma, acima de tudo <3

  2. Que incrível *-* eu to vendo muitos posts motivacionais e o seu me ajudou bastante agora. Eu to muito insegura com a minha arte e com a minha forma de me expressar, e seu post me deu um abraço ?

  3. Tô fazendo isso sempre e já apaguei um monte de posts, porque era trevoso demais para eu deixar aquilo tudo escrito.
    Eu amo desenhar, desde sempre, meu problema é não criar nada, só copio e fica legal, nada incrível, mas fica bacana, só que na hora de botar da cabeça pra o papel fuen…

    E você evoluiu porque não parou né, então continua fia que tá lindo.
    Somos foda sim, eu me sinto impostora várias vezes, mas ainda bem que tem várias pessoas nesse universo que sentem essa bad vibe chegando e nos lembra que não estamos nesse lugar – seja qual for – por sorte, é trabalho mesmo.

    Esse seu quadro em aquarela me fez lembrar o meu, só que o meu parece lama colorida, e nada bonita. Melhor eu fazer algum curso né…

    1. O segredo é apagar os posts e redirecionar hein? Não esquece porque quebra os link tudo uahuahau
      Esse é o espírito, treinar. Não desiste!!!!

  4. Tenho amado tanto ver suas ilustras/desenhos/aquarelas passando pelo meu feed o instagram. Tudo tão lindo. Amei o layout novo (pelo menos pra mim que ainda não tinha visto, hahaha). <3

  5. Eu já achei seus desenhos de antes muito fodas, imagina agora! Gosto demais de desenhar também, e assim como você, é uma coisa que vem, depois vai, aí com o tempo, volta. Paro de desenhar e acabo voltando, não tem jeito. Meu problema com os desenhos é que eu não consigo criar. Até gostaria de tentar, mesmo que ficasse ruim, mas nada me vem a cabeça. Nenhuma imagem, nada. Aí acabo só fazendo aqueles desenhos onde você olha um pronto e vai imitando

  6. concordo 100% com tudo o que você falou!
    a gente tem praticar esse exercício de reconhecimento próprio e dizer a nós mesmo essa coisa de “eu sou foda simm!” hahahauh amei. Ainda mais quando a gente quer viver uma vida criativa e a todo momento tem alguém que a gente acaba querendo se comparar e deixar a gente pra baixo. Inclusive já estou interessada pelo livro citado =**