Categorias: Leituras, Maternidade

Educação não violenta – Elisama Santos

Elisama Santos e sua educação não violenta para criar filhos com empatia.

Capa do Livro Educação Não Violenta de Elisama Santos
Capa do livro Educação Não Violenta

“A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos.

Desde que fiquei grávida eu descobri que eu sou uma pessoa estudiosa, na verdade eu já sabia, mas percebi que faço isso com qualquer coisa da minha vida.

Estudei sobre a gravidez, sobre parto, amamentação… e ai cheguei nos livros sobre educação. Eu já tinha ouvido alguns podcasts sobre educação não violenta e foi aí que resolvi ler sobre o assunto, e Elisama Santos é a rainha disso, logo, comecei por ela.

Educação Não Violenta é um livro fácil de ler, gostoso e repletos de histórias que trazem para a prática como aplicar esse tipo de educação, o que faz tudo ser mais simples de ser entendido.

Elisama é educadora parental, ou seja, ajuda pais a compreenderem melhor seus filhos, suas necessidades e individualidades, funções e responsabilidades, contribuindo para um impacto positivo no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.

Dito isso, dá pra entender que o livro serve de guia pra pais se descobrirem, cuidadores refletirem, e assim trazer à tona a infância, seus desafios, suas belezas e como podemos aproveitar ainda mais cada momento, com ferramentas que podem diminuir o estresse no dia a dia.

Além disso, o livro faz com que a gente compreenda que alguns comportamentos são normais e esperados para cada idade, e que a violência além de não ajudar, pode acabar afastando as crianças dos pais, criando relação de obediência apenas, e não de cooperação e amizade repleta de conexão.

Elisama passa por várias situações e nos faz pensar e refletir sobre nossa infância, nos questionando e trazendo na memória a forma que fomos criados, seja qual maneira tenha sido, e eu adorei isso. Acho que esse ponto pode ser dolorido para algumas pessoas, mas é importante compreender o que aconteceu para quebrar ciclos, pois muito do que damos é o que recebemos.

Um livro incrível para pais que querem buscar o melhor deles para entregar aos filhos.

Gostou? Clica aqui pra comprar o seu!

Foto de Elisama com seus livros. Estou lendo o outro já! - Isaac Martins / divulgação
Foto de Elisama com seus livros. Estou lendo o outro já! – Isaac Martins / divulgação

Minhas frases preferidas do livro

“É importante sempre ressaltar que educação com apego e não violenta não é ser permissivo, é ser firme, porém respeitoso com a criança.

“A ideia de que educação é sinônimo de punição nos é passada ainda muito crianças, por isso é normal que tenhamos dificuldade em fazer de outra maneira.”

“Enquanto a obediência desconsidera as vontades, sentimentos e necessidades do outro, a cooperação considera as necessidades de todos, entendendo que somos semelhantes.”

“Respeitar o querer não quer dizer atendê-lo. Acolher o choro não significa evitar o choro a qualquer custo. As pequenas frustrações que vivenciamos na infância são uma oportunidade de fortalecermos os músculos da resiliência para as inevitáveis frustrações que virão no futuro.”

“Estamos habituados a pensar que a única fase realmente importante da vida é a idade adulta. Desrespeitamos as crianças, os adolescentes e, posteriormente, os idosos.”

“Palavras podem ser muros ou pontes, a escolha é nossa.”

“Não existe choro sem motivo, e birra é um rótulo que utilizamos para desconsiderar os sentimentos da criança.”

Summary
Review Date
Reviewed Item
Livro Educação não violenta - Elisama Santos
Author Rating
51star1star1star1star1star
Product Name
Educação não violenta - Elisama Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *