Em época de isolamento social, um chá de bebê on-line pode ajudar muito a dividir esse momento especial em segurança.
Faz tempo que eu não posto aqui, precisava contar mais sobre tantas coisas que passei na gravidez, mas com a nossa situação atual (Covid-19) e o cancelamento de todos os eventos, a gente teve que se virar nos 30 aqui para conseguir comemorar esse momento de uma forma diferente.
Com tanta gente me perguntando sobre como fizemos nosso chá on-line, achei que valia muito a pena fazer um post completinho pra quem estava lá e quem me segue no Instagram e queria saber mais. Vamos lá então?
1. Lista de convidados
O primeiro passo é decidir quem vai estar no seu chá de bebê on-line. Faça uma lista e crie uma Lista de Transmissão no seu WhatsApp ou um grupo no e-mail. É por essa lista que você vai enviar todas as informações sobre o encontro, como convites e links.
2. Escolha a plataforma
Com base na quantidade de pessoas, você escolhe a plataforma. O Google Hangouts permite chamadas de vídeo gratuitas e tempo ilimitado com até 25 pessoas. O Zoom permite chamadas com mais pessoas – até 100 – mas tem limite de 40 minutos nas chamadas gratuitas.
A empresa que eu trabalho, a Pier, permitiu que usasse a sala do Zoom deles e com isso eu não tive que me preocupar muito. A única coisa foi dar suporte para pessoas que não conseguiam entrar.
Pensando nisso, comecei 15 minutos antes para ajudar quem teve dificuldades e mandei as explicações de como usar a ferramenta com uma semana de antecedência, pedindo pra quem precisasse de alguma ajuda entrar em contato. Nem todo mundo tem intimidade com os programas, então vale se precaver.
3. Mande o convite
Mandei um “salve esta data” com dia e horário do chá de bebê on-line pra todo mundo que eu queria que estivesse presente com bastante antecedência. Dez dias antes enviei o convite formal, explicando como funcionaria a dinâmica, como os convidados poderiam baixar os aplicativos (com link pra Android e IOS).
Além disso, o pessoal da empresa me deu a ideia de abrir uma Vakinha On-line pra que quem quisesse mandar presentes pudesse fazer isso. Pra ajudar, criei tabelas explicando valores de algumas lembrancinhas, assim quem se sentisse a vontade poderia escolher o valor que preferisse.
Só mandei o link esta vez. Valeu a pena pois muita gente me perguntou como poderia mandar algo, que queria ajudar com fraldas, então isso foi uma mão na roda! Só lembre-se que essa plataforma cobra uma taxa.
4. Prepare as brincadeiras do chá de bebê on-line
É super comum ter brincadeiras em chás de bebê, mas com a distância tudo fica mais complicado, né? Adivinhar presentes fica bem difícil quando não se tem as pessoas perto.
Pra começar puxamos um bolãozinho pro pessoal adivinhar o tamanho da minha barriga. O pessoal começou a chutar e depois medi com uma fita métrica e já tivemos um primeiro vencedor.
Depois resolvemos fazer uma apresentação (faça em qualquer lugar que você preferir, eu usei o Google Apresentações mesmo) com uma brincadeira perguntando pro pessoal sobre mim e meu marido quando crianças. Tanto o Hangout quanto o Zoom permitem que você compartilhe sua tela, então todos podem seguir juntos.
As perguntas eram sobre “quem nasceu mais pesado?”, ou “quem andou primeiro?”. Perguntamos para nossas mães e colocamos fotos nossas bebês pra ficar fofinho. Abusei dos gifs animados e divertidos também.
No começo falamos que o vencedor ganharia um prêmio e ao longo da brincadeira afirmávamos que nossos ajudantes estavam trabalhando em computar os dados. Era bem divertido ver o pessoal comentando e respondendo. Pra falarem as respostas, poderiam escrever no chat da plataforma ou em um papel com as nossas iniciais colocando na câmera.
No final das 9 perguntas (pra não ficar muito longo) fizemos um suspense e revelamos que todos ganharam. Agradecemos todo mundo e mandei um formulário pra que as pessoas passassem seus endereços, se quisessem, e vamos enviar lembrancinhas quando tudo ficar bem. Ainda abrimos um bolão de peso e tamanho da Aurora quando nascer e quem acertar vai ganhar algo especial – que ainda estamos pensando.
No formulário ainda tinha um campo para as pessoas deixarem uma mensagem pra Aurora.
4.1.: Teste!
Antes de começar tudo, teste suas ferramentas. Teste a apresentação. Teste áudio. Eu fiz tudo isso e na hora meu áudio não funcionava sem fone. Vale a pena testar tudo com antecedência e ainda ajudar quem você acha que terá mais dificuldades, como fiz com uma de minhas avós por exemplo.
5. Divirta-se e registre seu chá de bebê on-line!
Tenha certeza que a sua câmera está pegando você, sua barriga (a atração é o neném, né?) e seu/sua companheiro(a), afinal todos querem ver seu barrigão!
Se você conseguir, grave esse momento e tire print das pessoas, como se fosse foto mesmo. Essa vai ser sua recordação desse momento tão especial, mesmo longe de todos.
Essa foi nossa experiência com o chá on-line! Quem nos deu feedback disse que foi divertido e dinâmico. A brincadeira durou uma hora mais ou menos, conseguimos juntar pessoas de lugares diferentes (trabalho meu, amigos de vários diferentes momentos da vida meu e do marido) e nos divertimos com todos.
O que acharam? Qualquer dúvida é só jogar nos comentários!