Livro “O Ano Que Disse Sim”, de Shonda Rhimes

Foto da capa do livro O Ano Que Disse Sim de Shonda RhimesFoto

Sinopse

Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva de grandes sucessos televisivos. “Você nunca diz ‘sim’ para nada.” Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e da introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e sobre como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas.

O que achei do livro O Ano Que Disse Sim?

Muita gente me indicava o livro da Shonda. Muita mesmo. Eu via pipocando por todos os lados nos blogs, newsletters e Stories que passava, então resolvi comprar pra ler. Eu não conhecia Shonda Rhimes, muito menos os trabalhos dela. Meu máximo de contato são os comentários de todos sobre meu noivo – “Mas ele é igualzinho ao Owen!” ou “Você já viu Grey’s Anatomy?”.

Owen de Grey's Anatomy fazendo cara de confuso
Oi? Nem parece!

Acontece que agora eu sou fã da mulher Shonda. É incrível ver como ela escreve de maneira leve e divertida sobre assuntos tão sérios. Aceitação, feminismo, carreira, família, filhos, um grande mulherão da porra se vocês querem mesmo saber.

Acompanhamos nas páginas do livro uma evolução de uma pessoa, de uma mulher, negra, mãe e que trabalha pra caramba. É maravilhoso ver o crescimento dela, os questionamentos, e isso é lindo demais de se ler. Alí questionei minhas escolhas, minha vida e consegui entender que deixar tudo mais leve pode ser um “sim” maravilhoso de se dizer pro universo.

Indico pra todo mundo, porque não é um livro de autoajuda e sim de auto descobrimento e principalmente de quebra de paradigmas e evolução.

Shonda Rhimes

Melhores frases

“Se você quer que coisas ruins parem de acontecer com você, pare de aceitar coisas ruins e exija algo mais”

“Sonhos são lindos. Mas são apenas sonhos. Passageiros. Efêmeros. Lindos. Mas sonhos não se realizam apenas porque você os sonha. É o trabalho árduo que faz as coisas acontecerem. É o trabalho árduo que cria a mudança.”

“Amanhã será o pior dia de suas vidas.”

“Todos precisamos de um pouco mais de amor.”

“O seu corpo é seu. O meu corpo é meu. nenhum corpo deve estar exposto a comentários. Não importa se pequeno, grande, curvo ou reto. Se você se ama, então eu amo você.”

“Perder-se não é algo que acontece de uma vez. Perder-se acontece com um não de cada vez. Não a sair esta noite. Não a colocar o papo em dia com aquela antiga colega de quarto da faculdade. Não a ir àquela festa. Não a sair de férias. Não a fazer uma nova amizade. Perder-se acontece meio quilo de cada vez.”

“Nada funciona até que você esteja realmente pronta para que funcione.”

“Não me chame de sortuda. Pode me chamar de durona”

“Duroneza: 1. (subst.) prática de conhecer as próprias realizações e habilidades, aceitar as próprias realizações e habilidades e celebrar as próprias realizações e habilidades; 2. (subst.) prática de viver a vida com autoridade: AUTORIDADE (subst. ou verbo) um estado de espírito que envolve amar a si mesmo, andar “desse jeito” e não dar a mínima para que os outros pensam.”

“O único obstáculo ao se sucesso é a sua imaginação.”

“Você não está se gabando se for capaz de fazer.”

“Você deve fazer as coisas que acha que não consegue fazer.”

Você também pode gostar desses

12 Comments on Leitura: O Ano em que Disse Sim | Shonda Rhimes

  1. Já tinha visto esse livro por aí, mas confesso que não tinha me animado muito em ler porque eu achei que era um autoajuda tipo “Sim senhor”, sabe? E sei lá, mas não curto muito a ideia de dizer sim pra tudo, até para aquilo que não faz sentido ou não condiz com o que você acredita, sabe? Maaas acho que tirei conclusões precipitadas sobre o livro, certo? rs Vou colocar na minha lista para ler, lendo sua opinião me pareceu mais interessante do que lendo a sinopse rs E esse fim de frase “Se você se ama, então eu amo você.” mexeu comigo aqui lendo. Tão simples e tão lindo, né? Gostei <3

    • Cris!
      Mas não é dizer sim pra tudo, é pra possibilidades e pra coisas certas. Lendo o livro você vai entender. Certeza que você vai gostar. Dá uma chance =D

  2. Gosto muito desse livro.
    Quando comprei não dei a devida atenção, mas faz pouco tempo que parei pra refletir sobre as atividades e mensagens. AMEI a proposta

    Beijos

  3. Eu adoro o trabalho da Shonda, assisto quase todas as produções que ela se envolve. rs
    Ganhei esse livro de presente de uma amiga querida e não imaginava que a proposta era tão foda! Achei que seria mais parecido com o filme “Sim senhor”.
    Que surpresa deliciosa!!! <3

    É o tipo de livro que temos que reler de tempos em tempos.

  4. Ops, mandei o comentário antes de terminar: sou do tipo que acha seu noivo IDÊNTICO ao Owen! rsrsrsrs

    É sempre bom quando gostamos de algo e vemos outras pessoas gostando também, né!

    Beijos!!!

  5. Eu amo o trabalho da Shonda, sou fã de Greys Anatomy e estou no time que acha seu noivo igualzinho o Owen!!
    Sou louca pra ler este livro, eu vejo ele pipocando em blogs, nas redes sociais e tudo mais e ta na minha lista imensa de livros pra ler este ano ainda ;-;

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *